quinta-feira, abril 26, 2007

Chaga


Esta flor foi trazida da minha última passeada em Sintra, ontem à tarde. Foi apanhada na descida de Sta. Eufémia para S. Pedro e desenhada assim que cheguei a casa. O objectivo foi perceber a anatomia desta flor, que tem a particularidade de ter dois tipos de pétalas diferentes.


Arranjei um método para fazer desenhos coloridos sem perder ou esconder informação botânica relavante. Primeiro faço um desenho de linha a grafite, com todo o cuidado para representar correctamente as proporções e as inserções das várias partes; a seguir sobreponho uma folha de papel vegetal e trabalho nela com lápis de cor, como se fosse uma nova layer num software de edição de imagem. Assim posso ver só a linha, só a cor, ou tudo junto.


Fica também aqui o apontamento de que a chaga é uma flor comestível e saborosa (tem um travo a agrião e é adocicada) e pode ser usada em saladas, por exemplo! Bom apetite!

terça-feira, abril 17, 2007

Passarocos


No fim de semana passado reservei um tempinho para desenhar os habitantes de uma grande gaiola. Numa hora e meia ocupei 4 páginas de esboços. Cada página corresponde a um tipo de pássaro: bengalins, rouxinóis (irrequietos!), rolas-diamante e pardais-de-Java (modelos mais sossegados).

quinta-feira, abril 12, 2007

Árvores


Estou a preparar um novo projecto inspirado nas árvores. Vai ser um livrinho ilustrado de edição caseira e limitada, que a Marina Palácio me desafiou a criar, no contexto do projecto 'Massa Folhada'.
A 'Massa Folhada' é um projecto a Marina criou com o objectivo de "cruzar/experimentar novos ingredientes gráficos e temperos estéticos" e já conta com dois títulos.
http://rodapedaleira.com.sapo.pt/massafolhada.htm



quarta-feira, abril 04, 2007

Flores de pessegueiro



A primavera e dois livros sobre pintura chinesa que me vieram ter às mãos, inspiraram estas experiências.

Trabalhei com um pincel chinês, com tinta diluída e aplicando húmido sobre húmido. São desenhos muito rápidos em que as formas são definidas com pouco mais do que uma pincelada.

O meu objectivo foi tentar fazer desenhos rápidos, frescos e sintéticos, para contrariar a minha tendência natural para analizar, representar os ínfimos pormenores e "perder" horas que não tenho.

Não estou contente com as folhas mas gostei bastante das flores que fiz.