sexta-feira, agosto 08, 2008

T-shirt para Acampamento de Artes Marciais

Foto de Nicky Yang

Na semana passada participei no acampamento de Tai Chi e Kung Fu organizado pela YMAA Portugal. Treino com esta associação há quatro anos e, enquanto, "artista", costumo ser incumbida de realizar algumas tarefas. Este ano coube-me idealizar a t-shirt do acampamento.

Pelo quarto ano consecutivo, os acampamentos de verão organizados pela YMAA Portugal, têm sido realizados na Costa da Caparica, no recinto simpático do Centro de Lazer. Aí, ao longo de quase uma semana, treinámos abrigados por vários pinheiros frondosos, sobre a relva fresca que acabámos por arruinar com os nossos passos.
Foto de Marina Palácio

Estes pinheiros mansos são uma imagem muito marcante daquele local. Decidi adoptar um deles para a decoração da t-shirt pelo facto de estas árvores já terem adquirido o estatuto de ícone para os participantes dos acampamentos.


O ponto de partida da minha ilustração foi uma fotografia da minha colega Marina Palácio. Trabalhando com papel vegetal sobre a foto impressa, pintei a árvore a pincel com tinta-da-china, com o cuidado de definir a volumetria, a textura e o comportamento da luz.

Teve de ser um trabalho rápido, devido à pouca disponibilidade que eu tinha no momento.


Após a digitalização da imagem, fiz a composição da t-shirt num software de edição de imagem. Escolhi um fundo de cor e acrescentei alguns brancos para realçar a luz sobre a copa da árvore.

A t-shirt viria a ser impressa por serigrafia. Esta técnica de estampagem usa uma matriz por cada cor, o que tem implicações no orçamento da produção. Por uma questão de economia, trabalhei apenas com duas cores - preto e branco - e escolhi uma cor para a t-shirt que contrastasse com ambas.

Pensei num verde próximo da cor do kiwi por ser alegre e remeter para as cores do local. Na prática foi impossível encontrar t-shirts desta cor disponíveis para venda, pelo que foi escolhido um verde bastante mais claro e discreto mas que não comprometeu a integridade do projecto.

Espero que este trabalho tenha ficado ao nível das expectativas dos mais de 80 participantes do acampamento.

Foto de Nicky Yang

3 comentários:

Anónimo disse...

Quero aqui deixar os meus Parabéns tanto a Sara Simões como a Marina Palácio, pelo excelente trabalho que realizaram... Normalmente as t-shirts da ymaa são de cor preta, tornando-se por vezes um pouco tristes e monótonas, não é que desgoste delas mas na minha opinião esta t-shirt veio realçar um pouco a natureza em que os participantes estavam envolvidos e alegria que é participar num summercamp da ymaa! Obrigado por tudo!

velhadaldeia disse...

Olá, Diogo!
Fico muito contente que tenhas gostado. A ideia era mesmo fazer uma t-shirt animada e com referência ao local do treino e ao espírito do acampamento.

Anónimo disse...

Olá Saroka !!
Já tive a oportunidade de te dizer pessoalmente, mas deixo aqui os meus Parabéns (publicamente) pelo trabalho desenvolvido para a T-Shirt do Acampamento. Para além de teres conseguido um estilo diferente das t-shirts habituais, os valores da arte marcial continuam bastante intrínsecos na imagem do pinheiro... raízes, persistência, perseverança, longevidade, etc... PARABÉNS!
Beijokas Grandes