domingo, outubro 19, 2008

Karela


Este é um fruto que encontrei à venda numa loja de comida oriental no Martim Moniz. Parece que é amargo e que é usado no caril. Eu comprei-o para desenhar, mas pode ser que ele ainda vá parar ao tacho.

5 comentários:

Pedro Almeida disse...

Acho que já descobri o meu problema, é não ter paciência para desenhar tanto pormenor...

Simplesmente... teu!

velhadaldeia disse...

Olá, Pedro!
Se eu tivesse tido paciência, teria completado o desenho a lápis de cor... :)Fiz a linha e a cor em 2 sessões diferentes e acabei aborrecida com tanto detalhe, devo confessar.
Anteontem o fruto tornou-se amarelo da noite para o dia. Parece ter amadurecido de repente.
E ontem... abriu!, expondo o interior exponjoso e seco com umas grandes sementes. Aqui está uma coisa digna de ser desenhada mas para a qual não vou ter tempo. Amanhã segue o fruto para o tacho, portanto.

Pedro Almeida disse...

Pois, parece que afinal nem essa "pouca paciencia momentânea" eu tenho... :P

Força ai, quero ver mais coisitas :D

Pedro

Unknown disse...

Ola.. Sou de Itapema SC e temos em casa um pé de Karela, gostaria de saber se vc sabe para que serve e como pode ser ingerida. Aqui deixamos ficar madura até que abra e comemos o vermelho da semente. Como pode ser preparada??? Poderia me responder por e-mail?? paulacopin@ymail.com
OBRIGADA!

velhadaldeia disse...

Olá, Paulinha!
Você já sabe bem mais deste fruto do que eu. :) Aqui em Portugal não temos Karela. Só encontrei à venda cá em Lisboa numa loja de artigos alimentares indianos que faz importações.
Eu comprei por ser exótico e principalmente com o objectivo de desenhar. O fruto abriu de um momento para o outro e ficou seco e por isso não o consegui aproveitar para cozinhar. O senhor da loja disse-me que é usado maduro nos cozinhados com caril. Quando é verde não presta porque é amargo.
O meu fruto passou de verde a amarelo mas nunca mostrou sementes vermelhas.
Desculpe não poder ajudar.
Se aprender mais e quiser partilhar, terei muito gosto em sabê-lo!