domingo, dezembro 28, 2008

sexta-feira, dezembro 12, 2008

"Conteúdo reprovável" #23



Caríssimos visitantes:

O meu blog foi recentemente reportado como possuidor de "conteúdo reprovável".

Aparentemente, qualquer leitor que fique sensibilizado negativamente com o conteúdo pode carregar num botão com uma bandeirinha na parte de cima do blog e ele passa a ter a mensagem de abertura que vocês leram antes de chegar aqui. O mesmo pode acontecer por engano ou equivoco...

Estou irritada porque além de ter ganho uma antecâmara que espanta visitantes, o blog também fica com limitações em pesquisas em motores de busca associados ao google.
E estou incrédula com o facto de o meu desenho naturalista poder chocar alguém. A mim interessa-me compreender como as coisas estão montadas na natureza, sejam as escamas de uma lagartixa, a estrutura de uma cápsula de sementes ou o corpo humano.
Mas ao mesmo tempo até estou divertida com o inesperado da situação. Será este o ponto de viragem da minha vida? Será o meu futuro a produção de "conteudo reprovável"? :p

Vou tentar escrever para o blogger a ver se consigo que removam a página de aviso mas cheira-me que o esforço será em vão, dado que o blogger é um serviço americano e esses senhores aparentemente não gostam de lidar com a nudez. No pior dos cenários irei transferir o blog para a concorrência, que é coisa que não me apetece. Mas uma coisa é certa: enquanto eu fizer desenhos de modelo nú com qualidade para mostrar, cá os postarei.



Mas vamos ao que interessa. A "produção reprovável" desta semana foi feita com um waterbrush cheio com aguada clara de tinta-da-china (para os contornos) e com aguarela de grafite Artgraf (para as manchas). Esta técnica dá mais luta que as minhas aguadas pré-preparadas das semanas anteriores: leva mais tempo e não faz o que se lhe manda. Em casa tive de dar um toques finais nos desenhos para parecerem mais acabados. Suponho que com um bocadinho mais de treino talvez eu consiga aprender alguns truques para controlar melhor as variações dos cinzas. É que a grafite dificilmente se espanha de uma maneira uniforme e controlável, por isso fica fora de questão fazer artes-finais nesta técnica. Mas as texturas que se criam sobre o papel molhado são muito bonitas e vale a pena explorá-las em estudos mais descontraídos.

sábado, dezembro 06, 2008

Outra bolota


Esta é uma pequeníssima experiência feita com as prendinhas da minha amiga Marisa: um aparo Perry & Cº 120, aguarela de grafite ArtGraf da Viarco e um caderninho liso Serrote (todas à venda na Vida Portuguesa no Chiado).

Foi curioso testar pela primeira vez a ArtGraf. Ao contrário das aguadas de tinta-da-china, cujo pigmento se entranha no papel e já não se consegue retirar com novas pinceladas molhadas, as particulas de grafite ficam à superfície e podem ser arrastadas de um lado para o outro, o que que tem a vantagem de permitir correcções.