segunda-feira, março 02, 2009

Retrato #11

Tinha-me esquecido de pôr aqui este...

6 comentários:

Anónimo disse...

não é o tipo de traço apelativo, para cópia visual são ainda esboços, investe num e surpreende

Anónimo disse...

lindo desenho, gosto da leveza que tem no traço, mto bonito...
tenho a impressao de que o lado esquerdo poderia ser menor, e a orelha mais alta... mas é só uma impressao :)

Anónimo disse...

Parece-se com a minha irma. Beijinhos e mil saudades e obrigada pelo link. :) Helena

velhadaldeia disse...

Este está longe de ser um desenho feliz. Foi feito enquanto eu tentava lidar com uma série de problemas: fí-lo demasiado grande e depois faltou-me o tempo para o "encher"; o modelo não conseguia manter-se quieto, o que dificultou muitíssimo a avaliação das proporções; e o tempo da pose foi inferior ao que é costume, o que não permitiu fazer correcções e afinar pormenores.

Manuela: trata-se de um estudo, é claro. Antes de me preocupar em criar uma imagem com impacto estou preocupada em compreender a fisionomia do modelo. Para construir a semelhança preciso de trabalhar de uma forma metódica com tantos avanços (linhas cautelosas) como retrocessos (sobreposição de linhas mais afinadas e uns tantos golpes de borracha). É claro que trabalhando assim o resultado dificilmente pode ser muito expressivo.
Foi o resultado possível com os problemas do momento e com 6semanas de prática de desenho de retrato. Mas estou convencida que com a prática continuada vou conseguindo superar cada vez mais problemas e fazer melhores desenhos.
É importante aprender com os sucessos e também com os erros e é por isso que tenho posto aqui todas as minhas tentativas.

Anónimo disse...

muito bem, continua.

Catarina Garcia disse...

Penso que este desenho perde muito aqui no blog por ser A3, maior que quase todos os outros q tens aqui. Quando o vi lá na aula pareceu-me diferente... É o mal da internet, ao mesmo tempo que divulga mais o nosso trabalho também tem destas coisas, principalmente com trabalhos grandes.