quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Retrato #12

Estou contente com este retrato porque foi nele que consegui ser mais rigorosa nas proporções e na semelhança.
Mas como perdi muito tempo a avaliar e a reavaliar formas e proporções, é claro que não deu para trabalhar a cabeça nem a luz. Não se pode ter tudo.

António


Muscari armeniacum - flores


Os meus bolbos de jacinto voltaram a dar flor este ano. No ano passado atrasei-me e só consegui desenhar as cápsulas das sementes.

Urtiga


Retrato #10

Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Retrato #9

Neste dia apanhei um lugar em que via a modelo com uma luz muito bonita. O facto de se tratar de um perfil fez-me ganhar tempo porque não tive de avaliar a relação entre os dois olhos e pude trabalhar o claro-escuro com mais cuidado.

Passageiros do comboio #2


Os desenhos do curso de retrato são muito morosos e contidos, e por isso sabe bem fazer desenhos mais soltos com poucos minutos.


Cabrinha transmontana #2



O crâneo da cabrinha teve direito a mais dois desenhos, desta vez uma vista de frente e outra de baixo.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Retrato #8


Retrato #7


O estado de espírito que tenho quando desenho influencia em muito os resultados... Neste dia eu estava particularmente concentrada, calma e com um raciocínio muito rápido. Isso permitiu-me apanhar rapidamente os principais traços do rosto no primeiro desenho e ainda ter tempo para uma segunda tentativa com outra modelo.