
segunda-feira, setembro 03, 2007
Regresso às Berlengas

terça-feira, agosto 28, 2007
O fim-de-semana alentejano
O domingo das aguarelas


domingo, agosto 12, 2007
O fim-de-semana do basílico
Nestes estudos não tive nenhum objectivo concreto para além de querer usar o desenho como forma de conhecer melhor o meu modelo. E divertir-me! No entanto fui aproveitando para explorar várias técnicas: umas familiares e outras relativamente novas para mim. Gosto de fazer estes estudos descontraidamente e sem demasiadas expectativas, dando espaço para a experiência e para o erro. Acho que é assim que mais aprendo o que resulta.

Flor: grafite e marcadores Tombow
Uma primeira abordagem para perceber a geometria de uma das florinhas minúsculas.

Ápice com folhas e ápice com inflorescência: marcador Papermate tipo futura.
Aqui quis trabalhar a forma e acentuar a informação sobre a estrutura da planta.

Ápice com inflorescência: marcador de ponta de pincel Faber-castel.
Neste desenho tentei trabalhar o claro-escuro característico das folhas muito texturadas sem usar tons médios.

Ápice com folhas: aguarela pintada com apenas uma cor (Sap green).
Este estudo é o meu preferido desta série sobre o basílico. Eu estava interessada na geometria das folhas encurvadas e bojudas e na forma como elas se comportam sob a luz. Decidi usar apenas três tons: o branco do papel para os brilhos, aguarela diluída para os valores intermédios e aguarela concentrada para as sombras.
Folha: pastéis secos sobre papel preto.
Aqui voltei a ocupar-me com a geometria e a luz da folha, com a dificuldade adicional de tentar reproduzir a cor numa técnica que ainda não domino facilmente (os meus brinquedos novos!).
De todos, este foi o desenho que me levou mais tempo e o único que me deixou cansada. Foi difícil acertar as tonalidades e luminosidades relativas com um número limitado de cores sobre a cartolina preta. O grau de definição dos pastéis é muito baixo em comparação com as outras técnicas que habitualmente uso e por isso tive de trabalhar num formato grande (ligeiramente maior que o A4) para encaixar toda a informação que eu queria tratar.
No final descobri que o fixador em spray que apliquei escurece ligeiramente as cores. Foi um estudo trabalhoso mas acho que o investimento valeu a pena porque percebi bastantes coisas sobre a técnica do pastel seco.
quarta-feira, agosto 08, 2007
Retrato a pastel

quarta-feira, agosto 01, 2007
sexta-feira, julho 27, 2007
Primeiras flores de bocas-de-lobo
quarta-feira, julho 25, 2007
Ilustrações de Uma mão cheia de amoras

terça-feira, julho 24, 2007
Primeiros botões de bocas-de-lobo
Reportagem sobre a expedição às Berlengas

No passado dia 12 de Julho, a TVI transmitiu no programa Cartaz das Artes uma reportagem sobre a semana de desenho de campo em que participei. Fiquei contente por terem mostrado vários desenhos meus. Eu não fui filmada porque fiquei dentro de uma gruta entretida a desenhar as cagarras que estavam a chocar os ovos.

Concurso CIIMAR

Recebi um vale de 75 euros da Papelaria Fernandes!


Filminho da floresta com as primeiras animações

terça-feira, julho 10, 2007
Filminho da floresta

Fiz um workshop de animação na semana passada e agora estou a trabalhar no projecto final. Aqui podem ver o animatic.
segunda-feira, junho 18, 2007
Lançamento de Uma mão cheia de amoras

quinta-feira, junho 14, 2007
Uma mão cheia de amoras

O lançamento é já no sábado, dia 16, das 18h30 às 20h na loja Fermento, na Rua do Século.



segunda-feira, junho 11, 2007
Field sketching nas Berlengas


sexta-feira, maio 25, 2007
Massa Folhada: recheio nº 3

O terceiro recheio das edições artesanais Massa Folhada está a ser cozinhado e já tem um nome: Uma mão cheia de amoras.
Aqui fica um cheirinho do trabalho que estou a fazer. Espero que abra o apetite para irem espreitar o lançamento na Fermento, no dia 16 de Junho, sábado, às 18h30. Vai haver doce de amoras e moscatel!
Exposição no Porto

terça-feira, maio 15, 2007
Primeira ida às Berlengas


segunda-feira, maio 07, 2007
Mais árvores







