sexta-feira, dezembro 28, 2007

Sementes


Cápsula com sementes de um arbusto, colhida no Parque da Pena em Sintra.

Marcador Uniball Eye Micro

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Iris foetidissima


Estas são as cápsulas abertas com as bagas de um lírio que encontrei na Matinha de Queluz.

Esta fase da planta é muito atraente, tanto pela forma (que estudei no desenho a grafite em linha cruzada, à esquerda), como pela cor (que estudei com lápis de cor num papel vegetal sobre o desenho a grafite, à esquerda). A mistura dos dois estudos está ao centro, onde se vê o desenho sobre o papel vegetal sobreposto ao primeiro a grafite.

Fruto de um cipreste

Mais um exercício de linha.

terça-feira, novembro 27, 2007

Nova versão da pinha de Casuarina

Esta é mais uma versão do tema da pinha que decidi explorar em várias técnicas. Esta foi feita sobre coquille board, um material que já está fora do mercado e que era usado pelos ilustradores para simular a técnica de ponteado a tinta-da-china sem gastar tanto tempo na preparação das artes-finais.

quarta-feira, novembro 21, 2007

Outdoor


A minha aguarela foi aplicada a um outdoor no Montijo, no local onde está a ser construído o edifício que ilustrei.

sexta-feira, novembro 02, 2007

Edifício com alterações


Esta aguarela foi enriquecida digitalmente com arbustos, carros, pessoas e letreiros.

Amoras em Frankfurt


A minha colega alemã do curso de ilustração científica, Anja Mathey, está de volta à terra natal depois de uns meses a viver em Portugal. Na sua nova casa em Frankfurt decidiu decorar uma parede com uma das minhas ilustrações de Uma mão cheia de amoras. Sinto-me lisonjeada. Obrigada, Anja!


Exposição de desenhos das Berlengas


Foi em Julho nas Berlengas: uma semana dedicada ao desenho de campo e vivida por um grupo de sete pessoas. Seis deles foram armados com lápis e aguarelas e preencheram muitas páginas do seu caderno de campo com tudo aquilo que puderam observar nas Berlengas: a paisagem, muitas gaivotas, corvos marinhos e pardelas, lagartixas, plantas... E o sétimo elemento do grupo ocupou-se com a fotografia. Este projecto foi liderado por Pedro Salgado - biólogo e conceituado Ilustrador científico.

Agora chegou a altura de mostrar o que resultou da expedição às Berlengas. Quarta feira, dia 7 de Novembro, às 21:30 inaugura no Edificio Cultural da Câmara Municipal de Peniche uma exposição dos desenhos e fotografias realizados.


A "manta de retalhos" que aqui mostro é só um cheirinho do trabalho que cada um de nós realizou. Os autores destes bocadinhos são:

Pedro Salgado - biólogo, ilustrador científico, professor
Filipe Franco - designer, ilustrador
Henrique Queiroga - biólogo, professor, fotógrafo
João Lucas - músico, ilustrador
Marco Correia - designer, ilustrador
Sara Simões - designer, ilustradora
Sandra Tapadas - escultora, professora

segunda-feira, outubro 29, 2007

Edifício


Este é um edifício que está a ser construído e que me pediram para ilustrar. É um retail park.

sábado, outubro 13, 2007

Exposição sobre a expedição às Berlengas

No dia 7 de Novembro inaugura em Peniche a exposição dos desenhos e fotos das Berlengas que foram feitos na expedição em Junho. Estamos a fazer os preparativos. Assim que tiver mais notícias aviso.



sexta-feira, outubro 12, 2007

quinta-feira, outubro 04, 2007

Mais linhas paralelas


Nestes desenhos continuei a minha saga pela conquista das linhas pararelas. Em cima estão dois feijões pintalgados; e em baixo, umas sementes que me são desconhecidas (provavelmente de palmeira) que apanhei no chão no Jardim do Ultramar em Belém. Fiquei contente com as de baixo.

Desenhos com linhas paralelas

Estes são estudos de galhas e bolotas que trouxe das férias em Trás-os-Montes. Quis experimentar fazer desenhos muito esquemáticos com o sombreado feito com linhas paralelas. É uma técnica que quero ir aperfeiçoiando.


segunda-feira, setembro 24, 2007

Mondim de Basto


Esta é uma pequenina pintura a óleo que fiz há cerca de 10 anos em frente da ponte romana que passa sobre o rio em Mondim de Basto (Vila Real). É um sítio muito bonito que convida a pegar nos pincéis.

Na semana passada regressei ao local. Continua quase na mesma, mas as alterações que foram feitas já são suficientes para que desta vez uma possível pintura não ficasse tão bonita: as árvores do lado direito foram eliminadas e as pedras da ponte que faltavam foram substituídas por outras novas, menos rudes e não tão bonitas.

Férias em Trás-os-Montes



Passei a última semana em montes, florestas de carvalho, rios abrigados por amieiros; vi muitos castanheiros carregados de ouriços. Fui equipada com os meus livros favoritos sobre árvores e aprendi a reconhecer umas quantas.




segunda-feira, setembro 03, 2007

Regresso às Berlengas


No fim de semana passado regressei às Berlengas com os meus colegas de field sketching, desta vez com o objectivo de apresentar publicamente com a Câmara Municipal de Peniche o resultado da semana de desenhos em Junho.

Gostei de rever esta ilha onde já me sinto em casa e de observar a evolução dos seus habitantes. Os pintos de gaivota que vi em Junho, deram lugar a bichos ainda muito patarecos mas que já voam e que têm quase o tamanho dos pais. E os ninhos das cagarras, em vez de um adulto a incubar um ovo, tinham desta vez um juvenil em forma de pom-pom cinzento.

Também encontrei um rato preto (Rattus rattus) que pude desenhar por estar ferido, provavelmente por causa de uma gaivota.

terça-feira, agosto 28, 2007

O fim-de-semana alentejano


O fim-de-semana passado foi dedicado ao sossego e à contemplação da paisagem alentejana.

Este esboço foi uma tentativa de captar a luz de um local junto da albufeira de Pêgo do Altar; escurecia rapidamente, pelo que as cores ficaram apenas aproximadas.