quinta-feira, junho 05, 2008

Desenho de modelo #5












Mais uma sessão de desenho de modelo.
Se alguém quiser participar, envie-me um mail. As sessões são em Lisboa, na Av. Infante Santo, às quartas-feiras das 21h às 23h.


quarta-feira, junho 04, 2008

Mais um bocadinho de Douro

Aqui estão mais alguns desenhos da primeira semana de primavera no Douro Internacional.

1. Remanso - paisagem de escarpas do rio Douro próximo de Picote; aguada de tinta-da-china.



2. Novas folhas de ulmeiro a despontar; grafite 6B.

3. Flor do género Silene; ecoline branca diluída e lápis aguareláveis Graphytint sobre papel Ingres verde.

segunda-feira, maio 26, 2008

Muscari armeniacum


No final do ano passado pús uns bolbos de jacinto nuns vasos, para poder desenhar estas plantas quando florescessem. As plantinhas cresceram alegremente mas quando deram flor eu não consegui ter tempo de as desenhar. Algumas deram fruto e já têm sementes. Têm umas cápsulas com uma forma muito bonita e por isso achei que não podia voltar a perder a oportunidade de desenhar outra fase interessante da planta.


Fiquei contente com o ligeiro efeito de volumetria que já consegui dar à planta pelo facto de ter usado a linha grossa na zona de sombra.


Usei marcadores Sakura Micron:
- um médio .02 para os contornos da maior parte do desenho;
- um grosso .05 para as zonas de cortorno em sombra;
- e um muito fino .005 para acrescentar detalhes como pregas e texturas mais acentuadas ou contornos com muita luz ou materiais muito finos delicados.

quinta-feira, maio 15, 2008

Uma mão cheia de amoras: últimos exemplares para venda


Foi há quase um ano que eu e a Marina Palácio lançámos o livrinho Uma mão cheia de amoras, concebido e ilustrado por mim e editado e produzido pela Marina, integrado na colecção de edições artesanais Massa Folhada.
Este livrinho foi muito bem recebido e agora, da edição de 100, restam-nos apenas alguns exemplares para venda. Por isso aqui fica o alerta para quem possa querer comprar algum antes que esgotem.
Quem quiser encomendar pode escrever-me a mim ou à Marina, ou então procurá-los nas lojas Fermento (Lisboa, Bairro Alto) ou Infusão (Cascais).
Provavelmente faremos uma segunda edição ainda este ano; se tudo correr bem, antes de Outubro teremos uma nova fornada. Mas isto não é 100% seguro porque há sempre outras coisas que nos roubam o tempo e somos moçoilas sempre ocupadas...

sexta-feira, maio 09, 2008

As Berlengas vão para Aveiro


Amanhã vai inaugurar novamente a nossa exposição sobre as Berlengas, mas desta vez em Aveiro. Vai ser no Centro de Ciência Viva, que fica na Fábrica, na zona norte da Universidade.

sexta-feira, abril 18, 2008

Desenho de modelo #2


Este foi um dos 6 desenhos que fiz numa sessão de desenho de modelo na passada quarta-feira. Para breve haverá mais.

quarta-feira, abril 02, 2008

Início de Primavera no Douro Internacional



Estes são alguns dos resultados do meu trabalho na minha última semana de desenho no Parque Natural do Douro Internacional. No outono estaremos de volta para ver a paisagem noutra época.

A Sic foi falar connosco e vai passar a reportagem no Jornal da Noite.

segunda-feira, março 10, 2008

Euphorbia


Esta planta foi colhida na Matinha de Queluz.

Douro Internacional

À semelhança do trabalho que fizemos nas Berlengas no ano passado, este ano faremos algo semelhante na região do Douro Internacional. Somos um grupo de ilustradores, mais um fotógrafo e um escritor, liderados pelo biólogo e ilustrador Pedro Salgado. Vamos passar duas semanas no território do parque natural a retratar o seu património: uma primeira semana na primavera, já a seguir à Páscoa; e uma segunda semana no outono, algures em Outubro. Assim poderemos observar fenómenos diferentes em cada época.

Para desenhar vou ter grifos, abutres do egipto e outras aves (entre as quais várias rapinas), muitas paisagens de fragas sobre o rio Douro, azinhais, sobreirais e zimbrais, e muitas coisas mais. O tempo vai ser escasso para tantos temas interessantes.

A organização é feita pela associação Durante.

domingo, março 02, 2008

Gilbardeira


Esta é uma planta que tem a particularidade de dar flores e frutos na página inferior das folhas.

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Lápis Graphitint (cor + grafite)

Comprei uns lápis de cor aguareláveis com grafite na composição. Os tons são pouco saturados (mais acinzentados) e muito bonitos. São ideais para desenhar sombras e objectos escuros com subtilezas de cor. A marca é Derwent Graphitint.

Aqui estão algumas experiências que já fiz com eles.

Bolotas
Primeira camada: lápis de cor aguarelados; segunda camada: lápis de cor a seco.



Cápsula de sementes de Grevillea robusta
Lápis de cor aguarelados. (O ramo com várias cápsulas foi esboçado a tinta-da-china.)





Sementes de Eucaliptus cytriodora
Lápis de cor a seco

Suporte para incenso em vidro em forma de baleia
Primeira camada: lápis de cor aguarelados; segunda camada: lápis de cor a seco.

Postais do dia de S. Valentim


Durante 3 tardes, estive na loja Friday's Project do Montijo a desenhar postais personalizados para o dia dos namorados.