
sexta-feira, agosto 08, 2008
T-shirt para Acampamento de Artes Marciais
Na semana passada participei no acampamento de Tai Chi e Kung Fu organizado pela YMAA Portugal. Treino com esta associação há quatro anos e, enquanto, "artista", costumo ser incumbida de realizar algumas tarefas. Este ano coube-me idealizar a t-shirt do acampamento.
Pelo quarto ano consecutivo, os acampamentos de verão organizados pela YMAA Portugal, têm sido realizados na Costa da Caparica, no recinto simpático do Centro de Lazer. Aí, ao longo de quase uma semana, treinámos abrigados por vários pinheiros frondosos, sobre a relva fresca que acabámos por arruinar com os nossos passos.
Foto de Marina PalácioEstes pinheiros mansos são uma imagem muito marcante daquele local. Decidi adoptar um deles para a decoração da t-shirt pelo facto de estas árvores já terem adquirido o estatuto de ícone para os participantes dos acampamentos.

O ponto de partida da minha ilustração foi uma fotografia da minha colega Marina Palácio. Trabalhando com papel vegetal sobre a foto impressa, pintei a árvore a pincel com tinta-da-china, com o cuidado de definir a volumetria, a textura e o comportamento da luz.
Teve de ser um trabalho rápido, devido à pouca disponibilidade que eu tinha no momento.

Após a digitalização da imagem, fiz a composição da t-shirt num software de edição de imagem. Escolhi um fundo de cor e acrescentei alguns brancos para realçar a luz sobre a copa da árvore.
A t-shirt viria a ser impressa por serigrafia. Esta técnica de estampagem usa uma matriz por cada cor, o que tem implicações no orçamento da produção. Por uma questão de economia, trabalhei apenas com duas cores - preto e branco - e escolhi uma cor para a t-shirt que contrastasse com ambas.

Pensei num verde próximo da cor do kiwi por ser alegre e remeter para as cores do local. Na prática foi impossível encontrar t-shirts desta cor disponíveis para venda, pelo que foi escolhido um verde bastante mais claro e discreto mas que não comprometeu a integridade do projecto.
Espero que este trabalho tenha ficado ao nível das expectativas dos mais de 80 participantes do acampamento.
Foto de Nicky Yang
segunda-feira, agosto 04, 2008
sexta-feira, julho 25, 2008
quinta-feira, julho 24, 2008
Abelha
segunda-feira, julho 21, 2008
Douro Internacional - Reportagem na SIC

A SIC fez uma reportagem sobre a expedição de desenho de campo que fizemos em Março passado ao Douro Internacional.
Primeiro Jornal - 20-07-2008 - Desenho naturalista: Douro Internacional inspira cientistas ilustradores
Ir... é o melhor remédio - 18-07-2008 - Passeios na natureza: Douro Internacional, Parque de Gaia e Lagoa Azul
No dia em que nos filmaram andei a desenhar sapos na Ribeira do Mosteiro (Poiares).
sexta-feira, julho 18, 2008
quarta-feira, julho 16, 2008
Lisianthus
segunda-feira, julho 14, 2008
Ilustrações para conto russo
Aqui ficam o conto e as ilustrações.
Era uma vez uma menina que se chamava Olguita.
A dada altura, as pessoas que passavam pararam e perguntaram-lhe: -“Porque choras, menina?”Ela respondeu-lhes: -“Porque perdi a minha mãe.”
E as pessoas da aldeia insistiram: -“Mas como se chama a tua mãe?”
- “Chama-se mãe!”, respondeu-lhes.
- “Mas, onde é que ela vive? Onde é que tu vives?”, tornaram elas.
-“Eu vivo na minha casa!”.
Já ninguém sabia o que havia de fazer. Mas ainda assim, voltaram a perguntar-lhe: -“Com quem se parece ela? Como é a sua cara? Podes descrever a tua mãe?”
-“Oh! A minha mãe é a mulher mais bela do mundo”, disse a menina. Foi então que decidiram trazer todas as jovens mães da aldeia à presença de Olguita.E recomeçou a chorar.
Subitamente, uma mulher de avental apareceu do outro lado da rua. Era uma mulher muito, muito gorda, de cara redonda e anafada, com uns olhos que brilhavam de alegria.
Logo que viu a filha, correu para junto dela e exclamou: -“Minha filhinha, minha pequena Olguita!”

E a menina saltou para o colo da mulher, abraçou-a e, virando-se para as pessoas da aldeia, disse: -“Vêem, esta é a minha mãe, a mulher mais bela do mundo!”
A MULHER MAIS BELA DO MUNDO
PUBLICADO EM “UM MUNDO DE CRIANÇA – APRENDER A LER O MUNDO”, OIKOS, 1993:14
sexta-feira, julho 11, 2008
terça-feira, julho 01, 2008
Desenho de modelo #6

quarta-feira, junho 25, 2008
quinta-feira, junho 05, 2008
quarta-feira, junho 04, 2008
Mais um bocadinho de Douro



segunda-feira, maio 26, 2008
Muscari armeniacum

Fiquei contente com o ligeiro efeito de volumetria que já consegui dar à planta pelo facto de ter usado a linha grossa na zona de sombra.
Usei marcadores Sakura Micron:
sexta-feira, maio 23, 2008
quinta-feira, maio 15, 2008
Uma mão cheia de amoras: últimos exemplares para venda

Este livrinho foi muito bem recebido e agora, da edição de 100, restam-nos apenas alguns exemplares para venda. Por isso aqui fica o alerta para quem possa querer comprar algum antes que esgotem.
Quem quiser encomendar pode escrever-me a mim ou à Marina, ou então procurá-los nas lojas Fermento (Lisboa, Bairro Alto) ou Infusão (Cascais).
Provavelmente faremos uma segunda edição ainda este ano; se tudo correr bem, antes de Outubro teremos uma nova fornada. Mas isto não é 100% seguro porque há sempre outras coisas que nos roubam o tempo e somos moçoilas sempre ocupadas...


























