terça-feira, agosto 26, 2008

As Berlengas em S. João da Madeira

Em Outubro vou participar num Encontro de Ilustração que vai decorrer em S. João da Madeira. Vou dar uma conferência sobre as experiências de desenho de campo e levo comigo a exposição das Berlengas.

Entretanto descobri que a apresentação do nosso trabalho está disponível em video no site da CM Peniche. Podem espreitá-la aqui.

domingo, agosto 24, 2008

Lagarta da alface

Há três dias encontrei uma lagarta na alface que trouxe da mercearia. Desde então tenho mantido a bichinha na varanda dentro de um recipiente, e dou-lhe folhas de alface que ela converte em bolinhas castanhas gelatinosas...

Aumentou bastante de tamanho e já tem cerca de 3,8 cm de comprimento. Estou curiosa para ver o que sai daqui. Entretanto espero que não me ataque as plantas da varanda. Por agora parece bastante contente com a alface.

sábado, agosto 23, 2008

Cursos de Ilustração Científica


Para aqueles que me têm perguntado sobre onde fazer um Curso de Ilustração Científica, aqui ficam umas dicas.
Recomendo o IAO para quem queira entrar na coisa a fundo e os restantes para quem quer só um cheirinho.


Curso com Pedro Salgado com duração de um ano lectivo, duas vezes por semana.

Workshop com Pedro Salgado com duração de cerca de 3 meses.

Workshop com Pedro Salgado com duração de cerca de 3 meses, dedicado à biologia marinha.

Curso com Marcos Oliveira já em Outubro de 2008
Sobre o biólogo e ilustrador Pedro Salgado podem espreitar:

Salsa frisada


Ando com saudades de desenhar ervas...

Desenho de modelo #12



Os meus desenhos de modelo têm sido feitos no Atelier Ponta Seca. De momento as sessões são em Lisboa na Av. Infante Santo, às quintas-feiras das 19h às 21h. Se alguém tiver interesse em participar aqui ficam os contactos.

André Ferreira da Silva
telemóvel: 914533353
e-mail: ponta_seca@yahoo.com
morada: Av. Infante Santo n.º 56-2ºdto

quinta-feira, agosto 14, 2008

Estudo a cinza sobre scratchboard

Este é um pequeníssimo estudo de três centímetros e pouco, que fiz para perceber como poderia funcionar uma ilustração em três tons sobre scratchboard:
- cinza médio (aguada de tinta-da-china aplicada no início);
- preto (tinta-da-china aplicada com pincel e com aparo para fazer sombrados);
- e branco (raspado com x-acto).

sexta-feira, agosto 08, 2008

Desenho de modelo #10




T-shirt para Acampamento de Artes Marciais

Foto de Nicky Yang

Na semana passada participei no acampamento de Tai Chi e Kung Fu organizado pela YMAA Portugal. Treino com esta associação há quatro anos e, enquanto, "artista", costumo ser incumbida de realizar algumas tarefas. Este ano coube-me idealizar a t-shirt do acampamento.

Pelo quarto ano consecutivo, os acampamentos de verão organizados pela YMAA Portugal, têm sido realizados na Costa da Caparica, no recinto simpático do Centro de Lazer. Aí, ao longo de quase uma semana, treinámos abrigados por vários pinheiros frondosos, sobre a relva fresca que acabámos por arruinar com os nossos passos.
Foto de Marina Palácio

Estes pinheiros mansos são uma imagem muito marcante daquele local. Decidi adoptar um deles para a decoração da t-shirt pelo facto de estas árvores já terem adquirido o estatuto de ícone para os participantes dos acampamentos.


O ponto de partida da minha ilustração foi uma fotografia da minha colega Marina Palácio. Trabalhando com papel vegetal sobre a foto impressa, pintei a árvore a pincel com tinta-da-china, com o cuidado de definir a volumetria, a textura e o comportamento da luz.

Teve de ser um trabalho rápido, devido à pouca disponibilidade que eu tinha no momento.


Após a digitalização da imagem, fiz a composição da t-shirt num software de edição de imagem. Escolhi um fundo de cor e acrescentei alguns brancos para realçar a luz sobre a copa da árvore.

A t-shirt viria a ser impressa por serigrafia. Esta técnica de estampagem usa uma matriz por cada cor, o que tem implicações no orçamento da produção. Por uma questão de economia, trabalhei apenas com duas cores - preto e branco - e escolhi uma cor para a t-shirt que contrastasse com ambas.

Pensei num verde próximo da cor do kiwi por ser alegre e remeter para as cores do local. Na prática foi impossível encontrar t-shirts desta cor disponíveis para venda, pelo que foi escolhido um verde bastante mais claro e discreto mas que não comprometeu a integridade do projecto.

Espero que este trabalho tenha ficado ao nível das expectativas dos mais de 80 participantes do acampamento.

Foto de Nicky Yang

quinta-feira, julho 24, 2008

Abelha


Apanhei um bicharoco morto e fiz estes estudos com o pretexto de aprender qualquer coisa sobre insectos e de praticar o desenho com aparo.

quarta-feira, julho 16, 2008

Lisianthus


Desenho de linha feito a pincel 000 sobre papel A3
Este tipo de desenho costuma ser feito com aparos flexíveis; mas como eu ainda não me entendo com estes artefactos diabólicos, resolvi fazer um trabalho equivalente: a pincel e numa escala maior.

segunda-feira, julho 14, 2008

Ilustrações para conto russo

Acabei três ilustrações para um conto russo. Estas ilustrações vão ser expostas no Encontro de Ilustração no Feminino, em que irei participar e que terá lugar em S. João da Madeira de 2 a 4 de Outubro de 2008.
Aqui ficam o conto e as ilustrações.


A MULHER MAIS BELA DO MUNDO

Era uma vez uma menina que se chamava Olguita.
Olguita estava sentada à porta de uma casa, lavada em lágrimas. Ela chorava, chorava, chorava…

A dada altura, as pessoas que passavam pararam e perguntaram-lhe: -“Porque choras, menina?”
Ela respondeu-lhes: -“Porque perdi a minha mãe.”
E as pessoas da aldeia insistiram: -“Mas como se chama a tua mãe?”
- “Chama-se mãe!”, respondeu-lhes.
- “Mas, onde é que ela vive? Onde é que tu vives?”, tornaram elas.
-“Eu vivo na minha casa!”.

Já ninguém sabia o que havia de fazer. Mas ainda assim, voltaram a perguntar-lhe: -“Com quem se parece ela? Como é a sua cara? Podes descrever a tua mãe?”

-“Oh! A minha mãe é a mulher mais bela do mundo”, disse a menina. Foi então que decidiram trazer todas as jovens mães da aldeia à presença de Olguita.
-“Não, esta não é a minha mãe. Não, esta também não é. E aquela também não!”
E recomeçou a chorar.

Subitamente, uma mulher de avental apareceu do outro lado da rua. Era uma mulher muito, muito gorda, de cara redonda e anafada, com uns olhos que brilhavam de alegria.
Logo que viu a filha, correu para junto dela e exclamou: -“Minha filhinha, minha pequena Olguita!”

E a menina saltou para o colo da mulher, abraçou-a e, virando-se para as pessoas da aldeia, disse: -“Vêem, esta é a minha mãe, a mulher mais bela do mundo!”

A MULHER MAIS BELA DO MUNDO
CONTO RUSSO TRANSCRITO POR HOLLY PAXTON
PUBLICADO EM “UM MUNDO DE CRIANÇA – APRENDER A LER O MUNDO”, OIKOS, 1993:14

sexta-feira, julho 11, 2008

Desenho de modelo #7




Estes desenhos foram feitos com dois waterbrushes: um cheio com tinta-da-china pura; e outro cheio com uma aguada de tinta da china. No último desenho também acrescentei ecoline branca diluída aplicada a pincel.

terça-feira, julho 01, 2008