
quarta-feira, agosto 01, 2007
sexta-feira, julho 27, 2007
Primeiras flores de bocas-de-lobo
quarta-feira, julho 25, 2007
Ilustrações de Uma mão cheia de amoras

Vou enviar estes trabalhos para o concurso Ilustrarte. Pode ser que tenha a sorte de ver os meus trabalhos na exposição no fim do ano.
terça-feira, julho 24, 2007
Primeiros botões de bocas-de-lobo
Reportagem sobre a expedição às Berlengas

No passado dia 12 de Julho, a TVI transmitiu no programa Cartaz das Artes uma reportagem sobre a semana de desenho de campo em que participei. Fiquei contente por terem mostrado vários desenhos meus. Eu não fui filmada porque fiquei dentro de uma gruta entretida a desenhar as cagarras que estavam a chocar os ovos.

Concurso CIIMAR
Participei num concurso e exposição de ilustração científica no âmbito de um congresso de ciências biológicas que decorreu no Porto e que foi organizado pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de investigação Marinha e Ambiental).



Três das peças que enviei foram distinguidas.

A Frullania recebeu o primeiro prémio na categoria de Ilustração Digital. É uma aguarela com edição digital que representa vários aspectos de uma hepática.
Recebi um vale de 75 euros da Papelaria Fernandes!
Recebi um vale de 75 euros da Papelaria Fernandes!

O Musgo no seu habitat recebeu uma menção honrosa na categoria de Ilustração a cores. Este trabalho foi feito a grafite e a aguarela.

Finalmente, a Pinha de Casuarina recebeu também uma menção honrosa na categoria de Ilustração a preto e branco em tom contínuo.
O meu colega Filipe Franco mostrou e escreveu mais detalhadamente sobre todas as distinções no blog dele. Vale a pena ver a lindíssima prancha sobre o medronheiro que ele pintou. E o resto também!
Filminho da floresta com as primeiras animações

Usei os meus desenhos do livrinho Uma mão cheia de amoras para criar o ambiente da floresta que aparece no início da história. O alinhamento do filme pode ser visto aqui já com estas novas animações.
Este é mais um projecto que para eu ir desenvolvendo devagarinho e conforme o tempo me o permita. O passo seguinte é desenhar os personagens e pensar na forma de os animar em flash.
terça-feira, julho 10, 2007
Filminho da floresta

Fiz um workshop de animação na semana passada e agora estou a trabalhar no projecto final. Aqui podem ver o animatic.
segunda-feira, junho 18, 2007
Lançamento de Uma mão cheia de amoras

No sábado passado, 16 de Junho, foi o lançamento do meu livrinho da floresta que faz parte da colecção Massa Folhada, criada pela Marina Palácio. Correu mesmo bem!
Apesar de alguma chuva, apareceu muita gente para conhecer este trabalho e provar doce de amora com um copinho de moscatel. O feedback foi óptimo, tanto em relação aos desenhos como ao conceito da caminhada através do papel vegetal. Obrigado a todos os presentes pelo vosso apoio.
Obrigado à Marina, que acreditou em mim e me desafiou a fazer o terceiro número da colecção.
Obrigado ao Carlos, que fez a selecção musical que se ouviu no local.
Obrigado ao Sérgio, que filmou tudo e fez um excelente trabalho.
quinta-feira, junho 14, 2007
Uma mão cheia de amoras

O livrinho da floresta que tenho vindo a preparar está pronto! Uma mão cheia de amoras é o recheio nº 3 da colecção Massa Folhada.
O lançamento é já no sábado, dia 16, das 18h30 às 20h na loja Fermento, na Rua do Século.


O lançamento é já no sábado, dia 16, das 18h30 às 20h na loja Fermento, na Rua do Século.
Aqui fica um cheirinho do conteúdo.



segunda-feira, junho 11, 2007
Field sketching nas Berlengas
Ontem cheguei das Berlengas com um caderno de desenhos recheado com paisagens, animais e plantas que contemplei ao longo de uma semana.
Esta semana de field sketching, ou desenho de campo, foi organizada pelo meu professor de ilustração científica, o biólogo e ilustrador Pedro Salgado, com o objectivo de homenagear as Berlengas. Fomos um grupo de 7 pessoas: 6 a desenhar e 1 a fotografar. Também houve captação de som. A câmara de Peniche apoiou-nos, tratou da logística e ontem ofereceu-nos um jantar de lamber os beiços.



Foi óptima a possibilidade de passar uma semana inteirinha a fazer o que mais gosto - desenhar! E foi fabulosa a aproximação aos animais que habitam a ilha. Tive na mão lagartixas de bocage e filhotes de gaivota; fiz festinhas às pardelas; e arrisquei-me nas falésias para espreitar de binóculos os ninhos dos corvos marinhos nas ravinas.

Uma das experiências mais marcantes foi a ida aos Farilhões, um grupo de pequenas ilhas que fazem parte do arquipélago das Berlengas. Passámos 24 horas na ilha maior - o Farilhão Grande - num ambiente mais selvagem, longe da civilização e dos turistas da Berlenga. À noite chegaram as pardelas para passar a noite na ilha e revezarem-se com os parceiros que tinham ficado a incubar os ovos. Estas aves foram a minha maior paixão destes dias. São dóceis e emitem os som mais cómicos que já ouvi em aves.
Tive oportunidade de praticar o desenho sob a forma de esboços rápidos ou de registos mais cuidados, e de usar as aguarelas para captar a luz da ilha. Aprendi pelo desenho acerca das espécies que observei.
O convívio foi excelente e teve como acompanhantes uns belíssimos cozinhados devidamente regados. Ficou a vontade de repetir a experiência por outras geografias.
O passo seguinte é organizar uma exposição em Peniche, a partir de Setembro, onde vai ser possível expor os cadernos e ampliações de uma selecção dos desenhos e das fotografias.
sexta-feira, maio 25, 2007
Massa Folhada: recheio nº 3

O terceiro recheio das edições artesanais Massa Folhada está a ser cozinhado e já tem um nome: Uma mão cheia de amoras.
Aqui fica um cheirinho do trabalho que estou a fazer. Espero que abra o apetite para irem espreitar o lançamento na Fermento, no dia 16 de Junho, sábado, às 18h30. Vai haver doce de amoras e moscatel!
Exposição no Porto

Vou participar num concurso de Ilustração Científica no âmbito de um congresso de ciências biológicas no Porto.
Os trabalhos entregues para o concurso estarão expostos durante os três dias do congresso, 4, 5 e 6 de Junho de 2007, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
terça-feira, maio 15, 2007
Primeira ida às Berlengas

Em Junho irei passar uma semana a desenhar nas Berlengas. Seremos um grupo de pessoas a trabalhar para o objectivo comum de documentar a vida na ilha sob a forma de desenhos. O resultado dessa semana de trabalho vai ser exposto em Peniche.
No fim de semana passado fizemos a primeira viagem de reconhecimento à ilha e estes foram dois dos desenhos que trouxe de lá. Agora, de volta à vida normal, sinto as saudades do sol quentinho, do vento fresco, do som das ondas e da tagarelisse das gaivotas a nidificar.
A aguarela que aqui mostro foi pintada na zona sudeste da ilha e o ilhéu que se avista daí é o Cerro da Velha. A gaivota é da espécie Larus cachinnans ou gaivota-argêntea-de-patas-amarelas.

segunda-feira, maio 07, 2007
Mais árvores

Estes são estudos para o livrinho ilustrado que estou a desenvolver no âmbito do projecto Massa Folhada. (Ver post http://velhadaldeia.blogspot.com/2007/04/rvores.html .)
A fornada de livros artesanais deverá ter o lançamento no próximo dia 16 de Junho na loja Fermento.

Linarea
quinta-feira, abril 26, 2007
Chaga

Esta flor foi trazida da minha última passeada em Sintra, ontem à tarde. Foi apanhada na descida de Sta. Eufémia para S. Pedro e desenhada assim que cheguei a casa. O objectivo foi perceber a anatomia desta flor, que tem a particularidade de ter dois tipos de pétalas diferentes.
Arranjei um método para fazer desenhos coloridos sem perder ou esconder informação botânica relavante. Primeiro faço um desenho de linha a grafite, com todo o cuidado para representar correctamente as proporções e as inserções das várias partes; a seguir sobreponho uma folha de papel vegetal e trabalho nela com lápis de cor, como se fosse uma nova layer num software de edição de imagem. Assim posso ver só a linha, só a cor, ou tudo junto.
Fica também aqui o apontamento de que a chaga é uma flor comestível e saborosa (tem um travo a agrião e é adocicada) e pode ser usada em saladas, por exemplo! Bom apetite!
terça-feira, abril 17, 2007
Passarocos
quinta-feira, abril 12, 2007
Árvores

Estou a preparar um novo projecto inspirado nas árvores. Vai ser um livrinho ilustrado de edição caseira e limitada, que a Marina Palácio me desafiou a criar, no contexto do projecto 'Massa Folhada'.
A 'Massa Folhada' é um projecto a Marina criou com o objectivo de "cruzar/experimentar novos ingredientes gráficos e temperos estéticos" e já conta com dois títulos.
http://rodapedaleira.com.sapo.pt/massafolhada.htm

quarta-feira, abril 04, 2007
Flores de pessegueiro

A primavera e dois livros sobre pintura chinesa que me vieram ter às mãos, inspiraram estas experiências.
Trabalhei com um pincel chinês, com tinta diluída e aplicando húmido sobre húmido. São desenhos muito rápidos em que as formas são definidas com pouco mais do que uma pincelada.
O meu objectivo foi tentar fazer desenhos rápidos, frescos e sintéticos, para contrariar a minha tendência natural para analizar, representar os ínfimos pormenores e "perder" horas que não tenho.
Não estou contente com as folhas mas gostei bastante das flores que fiz.
quinta-feira, março 29, 2007
Paciência de chinês
Este é o relato da minha aventura com a caligrafia chinesa.

Foi-me pedido que pintasse uma faixa comemorativa com caracteres chineses, para oferecer ao mestre do meu professor de tai chi e kung fu. Fiquei um bocado intimidada com a exigência que este trabalho iria ter, mas com o incentivo da Marina e do Filipe, lá decidi aceitar o desafio.
Na manhã de sexta feira passada fui comprar o material. Precisava de um papel com, pelo menos, 1,5m de comprimento, e de preferência papel de arroz. Com sorte lá achei papel de arroz em rolo.
Na manhã de sábado estive a preparar o meu estirador e a experimentar trabalhar sobre o papel de arroz pela primeira vez. À noite fui buscar um livro emprestado para aprender a sequência dos traços em que cada caracter é desenhado.

Domingo de manhã foi a altura de visitar a Maria, que me deu uma lição preciosa sobre a maneira de usar o pincel. Cada ponto ou traço (horizontal, vertical, obliquo ou curvo) tem muita ciência e, para se conseguir a forma correcta é preciso combinar a quantidade certa de tinta no pincel, a pressão e a velocidade variáveis, e a direcção em que o pincel é pousado, puxado e levantado.
Domingo de tarde estive a treinar de acordo com os ensinamentos da Maria. A determinada altura, o pincel começou a fazer o que eu mandava. :)

Segunda feira de manhã estive a praticar os caracteres que precisava de desenhar. Usei umas folhas com quadrícula que a Maria me deu e que são usadas na China na escola primária.

Terça feira de manhã foi a altura de pôr à prova o que eu tinha aprendido. Pratiquei mais um pouco sobre o papel de arroz e quando me senti segura com o resultado ataquei a faixa com a pintura final.

Ontem de manhã, quarta feira, fiz os acabamentos: a montagem da faixa numas canas e a aplicação de um carimbo vermelho da associação de artes marciais, à maneira dos selos que os chineses aplicam.
Hoje, quinta feira, tenho um seminário de kung fu com o mestre chinês e vamos oferecer-lhe a faixa. Esperemos que ele goste!
Esta foi uma experiência muito interessante pela quantidade de informação que reuni de várias fontes em pouquíssimo tempo e por haver um círculo de pessoas envolvidas e entusiasmadas com este projecto. Obrigado Pedro, Marina, Marisa, Maria, Fátima, Teresa, Filipe e António por todo o apoio.
Se alguém estiverer interessado em caligrafia chinesa escrevam-me e posso sugerir materiais e livros.
Para os curiosos pelas artes marciais, deixo aqui o endereço da associação de que sou sócia:
http://www.ymaaportugal.com/ .

Foi-me pedido que pintasse uma faixa comemorativa com caracteres chineses, para oferecer ao mestre do meu professor de tai chi e kung fu. Fiquei um bocado intimidada com a exigência que este trabalho iria ter, mas com o incentivo da Marina e do Filipe, lá decidi aceitar o desafio.
Na manhã de sexta feira passada fui comprar o material. Precisava de um papel com, pelo menos, 1,5m de comprimento, e de preferência papel de arroz. Com sorte lá achei papel de arroz em rolo.
Na manhã de sábado estive a preparar o meu estirador e a experimentar trabalhar sobre o papel de arroz pela primeira vez. À noite fui buscar um livro emprestado para aprender a sequência dos traços em que cada caracter é desenhado.

Domingo de manhã foi a altura de visitar a Maria, que me deu uma lição preciosa sobre a maneira de usar o pincel. Cada ponto ou traço (horizontal, vertical, obliquo ou curvo) tem muita ciência e, para se conseguir a forma correcta é preciso combinar a quantidade certa de tinta no pincel, a pressão e a velocidade variáveis, e a direcção em que o pincel é pousado, puxado e levantado.
Domingo de tarde estive a treinar de acordo com os ensinamentos da Maria. A determinada altura, o pincel começou a fazer o que eu mandava. :)

Segunda feira de manhã estive a praticar os caracteres que precisava de desenhar. Usei umas folhas com quadrícula que a Maria me deu e que são usadas na China na escola primária.

Terça feira de manhã foi a altura de pôr à prova o que eu tinha aprendido. Pratiquei mais um pouco sobre o papel de arroz e quando me senti segura com o resultado ataquei a faixa com a pintura final.

Ontem de manhã, quarta feira, fiz os acabamentos: a montagem da faixa numas canas e a aplicação de um carimbo vermelho da associação de artes marciais, à maneira dos selos que os chineses aplicam.
Hoje, quinta feira, tenho um seminário de kung fu com o mestre chinês e vamos oferecer-lhe a faixa. Esperemos que ele goste!
Esta foi uma experiência muito interessante pela quantidade de informação que reuni de várias fontes em pouquíssimo tempo e por haver um círculo de pessoas envolvidas e entusiasmadas com este projecto. Obrigado Pedro, Marina, Marisa, Maria, Fátima, Teresa, Filipe e António por todo o apoio.
Se alguém estiverer interessado em caligrafia chinesa escrevam-me e posso sugerir materiais e livros.
Para os curiosos pelas artes marciais, deixo aqui o endereço da associação de que sou sócia:
http://www.ymaaportugal.com/ .
quarta-feira, março 21, 2007
Cardo

Este é um cardo que encontrei perto de casa a assinalar a chegada da primavera.
Ao longo de uma semana fui trabalhando neste desenho a lápis de cor aos bocadinhos, tendo totalizado 6h30 de trabalho. Os lápis de cor permitem um trabalho muito mais rápido do que a aguarela e levantam menos problemas técnicos.
terça-feira, março 13, 2007
Nocturnus
Esta é a capa de um livro escrito por um amigo. Fiz a ilustração em scratchboard.Aqui fica o site onde podem conhecer um pouco do universo deste romance. http://nocturnus.com.sapo.pt/
segunda-feira, março 05, 2007
Líquenes e briófitos dos carvalhais
Estas são três ilustração que em breve irão ser publicadas num guia de campo sobre líquenes e briófitos dos carvalhais.
Ainda a Casuarina, mas agora em aguada

Esta é mais uma versão do fruto da árvore do género Casuarina, desta vez uma aguada de tinta da china.
A técnica trabalha-se de forma semelhante à aguarela, mas com a vantagem de resistir a mais sobreposições de camadas. Ao contrário da aguarela, cujo pigmento fica depositado à superfície do papel, a aguada de tinta da china parece entrar mais profundamente no papel. O problema da aguarela é que quando se está a dar, por hipótese, uma sétima camada numa área seca e já muito trabalhada, a tendência é o pigmento previamente depositado começar a levantar; assim, a determinada altura começa-se a destruir uma ilustração em vez de a melhorar!
Outro factor muito importante quando se pretende fazer uma ilustração com muitas camadas é a qualidade do papel. Nesta ilustração usei, pela primeira vez o papel Arches Cold Pressed 100% Algodão de 300g. É de longe o melhor que usei até hoje! Custa pagá-lo, mas vale a pena porque, ao contrário dos outros que usei, mesmo com muitas passagens de pincel as fibras da superfície do papel mantêm-se praticamente inalteradas e não esfarelam nem prejudicam o efeito das últimas aplicações de aguadas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











