
terça-feira, dezembro 02, 2008
segunda-feira, dezembro 01, 2008
quarta-feira, novembro 26, 2008
António
terça-feira, novembro 25, 2008
Segunda edição de Uma mão cheia de amoras
Desenho de modelo #20
Estes são os meus últimos desenhos com aguada.
Infelizmente o meu scanner não apanha os cinzas mais claros. Estou a pensar comprar um novo, provavelmente A3. Se alguém me quiser recomendar algum modelo, agradeço.

Como já fiz algumas descobertas até chegar aqui, deixo alguns comentários que podem ser úteis a alguém que pretenda fazer algo semelhante.

O desenho.
Antes de retomar a técnica da aguada fiz uma série de sessões de desenho de modelo a lápis (Graphitint), para ganhar mais prática na avaliação das proporções. O desenho a lápis dá a oportunidade de ir fazendo ajustes e correcções através da sobreposição de linhas cada vez mais precisas, marcadas, decididas. Agora que já me sinto mais à vontade e que já não faço tantos erros de desproporção (cabeças grandes, ombros largos, pernas curtas), voltei à aguada, que não dá margem para grandes arrependimentos.
Economia de tempo.
Estou a fazer desenhos a partir de poses que duram 15 a 20 minutos e nesse tempo tento desenhar todo o corpo sem muito pormenor (estou a trabalhar em A3) e com um apontamento de volumetria e iluminação.
Para conseguir fazer isto no escasso tempo disponível é fundamental que o material ajude e que não empate. Trabalhar com água implica menos tempo a olhar para o modelo (análise) e mais tempo a lidar com o material (misturar tintas, escorrer ou limpar o pincel) e a sintetizar o que se observa. Com o lápis o desenho seria muito mais imediato.
Aqui o meu truque é ter as aguadas prontas a usar, preparadas previamente com o grau de diluição adequado a cada utilização.
Material.
- papel A3 (Bloc para Acuarela Studio de Gvarro), que parece ter cerca de 200g e tem textura fina.
- waterbrush grosso cheio com aguada cinza clara (para desenho de contornos);
- waterbrush grosso cheio com aguada cinza escura (para acabamento de pormenores mais escuros);
- waterbrush fino cheio com tinta-da-china pura (para cabelos ou outros detalhes escuros);
- frasco com aguada cinza clara azulada (foi uma mistura acidental com ecoline azul e que se revelou interessante);
- frasco com aguada cinza média (mais escura);
- frasco com água limpa;
- pincel sintético nº 12 para áreas maiores;
- pincel sintético nº 7 para áreas menores;
- papel absorvente (para limpar e retirar o excesso de água do pincel).
Técnica.
Este é um método de base a que posso fazer ajustes.
1. Contorno.
Começo por desenhar o contorno da figura com o waterbrush cheio com aguada cinza clara.
2. Primeira mancha.
A seguir passo às manchas mais claras e que vão servir de tom de base para quase todo o corpo. Para isto começo por contornar as zonas muito iluminadas com pinceladas de água limpa, às quais ligo uma aguada cinza clara azulada. As pinceladas de água limpa fundem-se com as pinceladas da aguada, criando gradientes do cinza para o branco.
3. Modelação de volumes e sombras.
Depois de ter a camada de base seca, aplico a aguada cinza média, mais escura que a anterior. Para conseguir gradientes vou fundindo a aguada com pinceladas de água limpa.
4. Sombras mais escuras.
Nas zonas mais escuras como as axilas, a púbis e partes entre os dedos das mãos e dos pés, uso o water brush com a aguada cinza escura, que me permite escurecer e trabalhar pormenores.
5. O cabelo.
O cabelo da nossa modelo é escuro, por isso tenho-o trabalhado de forma rápida aplicando a aguada cinza mais escura à qual sobreponho imediatamente uma série de pinceladas pretas (waterbrush fino com tinta-da-china). Como a base está muito molhada o preto espalha-se e cria gradientes.
Infelizmente o meu scanner não apanha os cinzas mais claros. Estou a pensar comprar um novo, provavelmente A3. Se alguém me quiser recomendar algum modelo, agradeço.

Como já fiz algumas descobertas até chegar aqui, deixo alguns comentários que podem ser úteis a alguém que pretenda fazer algo semelhante.

O desenho.
Antes de retomar a técnica da aguada fiz uma série de sessões de desenho de modelo a lápis (Graphitint), para ganhar mais prática na avaliação das proporções. O desenho a lápis dá a oportunidade de ir fazendo ajustes e correcções através da sobreposição de linhas cada vez mais precisas, marcadas, decididas. Agora que já me sinto mais à vontade e que já não faço tantos erros de desproporção (cabeças grandes, ombros largos, pernas curtas), voltei à aguada, que não dá margem para grandes arrependimentos.
Economia de tempo.
Estou a fazer desenhos a partir de poses que duram 15 a 20 minutos e nesse tempo tento desenhar todo o corpo sem muito pormenor (estou a trabalhar em A3) e com um apontamento de volumetria e iluminação.
Para conseguir fazer isto no escasso tempo disponível é fundamental que o material ajude e que não empate. Trabalhar com água implica menos tempo a olhar para o modelo (análise) e mais tempo a lidar com o material (misturar tintas, escorrer ou limpar o pincel) e a sintetizar o que se observa. Com o lápis o desenho seria muito mais imediato.
Aqui o meu truque é ter as aguadas prontas a usar, preparadas previamente com o grau de diluição adequado a cada utilização.
Material.
- papel A3 (Bloc para Acuarela Studio de Gvarro), que parece ter cerca de 200g e tem textura fina.
- waterbrush grosso cheio com aguada cinza clara (para desenho de contornos);
- waterbrush grosso cheio com aguada cinza escura (para acabamento de pormenores mais escuros);
- waterbrush fino cheio com tinta-da-china pura (para cabelos ou outros detalhes escuros);
- frasco com aguada cinza clara azulada (foi uma mistura acidental com ecoline azul e que se revelou interessante);
- frasco com aguada cinza média (mais escura);
- frasco com água limpa;
- pincel sintético nº 12 para áreas maiores;
- pincel sintético nº 7 para áreas menores;
- papel absorvente (para limpar e retirar o excesso de água do pincel).
Técnica.
Este é um método de base a que posso fazer ajustes.
1. Contorno.
Começo por desenhar o contorno da figura com o waterbrush cheio com aguada cinza clara.
2. Primeira mancha.
A seguir passo às manchas mais claras e que vão servir de tom de base para quase todo o corpo. Para isto começo por contornar as zonas muito iluminadas com pinceladas de água limpa, às quais ligo uma aguada cinza clara azulada. As pinceladas de água limpa fundem-se com as pinceladas da aguada, criando gradientes do cinza para o branco.
3. Modelação de volumes e sombras.
Depois de ter a camada de base seca, aplico a aguada cinza média, mais escura que a anterior. Para conseguir gradientes vou fundindo a aguada com pinceladas de água limpa.
4. Sombras mais escuras.
Nas zonas mais escuras como as axilas, a púbis e partes entre os dedos das mãos e dos pés, uso o water brush com a aguada cinza escura, que me permite escurecer e trabalhar pormenores.
5. O cabelo.
O cabelo da nossa modelo é escuro, por isso tenho-o trabalhado de forma rápida aplicando a aguada cinza mais escura à qual sobreponho imediatamente uma série de pinceladas pretas (waterbrush fino com tinta-da-china). Como a base está muito molhada o preto espalha-se e cria gradientes.
quinta-feira, novembro 20, 2008
Passageiros do comboio
sexta-feira, novembro 14, 2008
sexta-feira, novembro 07, 2008
terça-feira, novembro 04, 2008
Douro Internacional - Castro de Cigaduenha (Picote)
sexta-feira, outubro 24, 2008
domingo, outubro 19, 2008
Karela
sexta-feira, outubro 10, 2008
quinta-feira, outubro 09, 2008
terça-feira, setembro 30, 2008
Nocturnus - Ascensão de Arcana

Acabo de terminar a ilustração para a capa do segundo tomo da trilogia Nocturnus, escrita pelo meu amigo Rafael Loureiro. Vai estar disponível para venda no final do mês de Outubro e vai ser vendido também no Festival de BD da Amadora.
A ilustração foi feita em scratchboard. Abaixo estão três fases do processo:

1. Preenchimento das grande manchas negras a tinta-da-china;
2. Trabalho de linha e textura feito com pincel 000;
3. Trabalho de raspagem com x-acto.
A seguir ainda fiz as últimas afinações, digitalizei e editei o contraste das linhas.
quarta-feira, setembro 24, 2008
Desenho a lápis de pastel
sexta-feira, setembro 12, 2008
quarta-feira, setembro 10, 2008
sexta-feira, setembro 05, 2008
terça-feira, setembro 02, 2008
Encontro de Ilustração em S. João da Madeira
Relativamente ao Encontro de Ilustração em que vou participar e de que tenho vindo a falar em posts anteriores, aqui fica a transcrição do texto de apresentação que está a ser divulgado pela organização.

(...) a Junta de Freguesia de S. João da Madeira irá promover nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2008 nesta mesma cidade, (...) I.º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino.
Trata-se de um acontecimento pioneiro no seu género, que reúne 33 ilustradoras de várias gerações. A cada uma destas artistas foi pedido ilustrar em três pranchas um conto tradicional russo "A minha mãe é a mulher mais bela do mundo". Assim, obtivemos uma centena de obras de grande beleza e originalidade, ilustrando 33 prismas de um mesmo texto, 33 interpretações artísticas e visões originais de uma grande qualidade.
Estas obras constituem uma exposição que circulará pelo país nas BM e nas instituições culturais que a pretenderão acolher.
Uma agenda-catálogo pensada ao longo de 15 meses, isto é, de Outubro 2008 a fim de Dezembro 2009 será publicada.
Paralelamente, as ilustradoras que o pretenderem terão a oportunidade de apresentar ao público obras pessoais patentes numa exposição paralela ao evento.
Como o encontro está previsto para os fins de tarde de 5.ª e 6.ª-feira e todo o dia de sábado de modo a facilitar a presença do maior número de participantes – docentes e outros, algumas ilustradoras predispuseram-se a animar oficinas de ilustração nas escolas de todos os graus de ensino da cidade.
O público em geral terá igualmente a possibilidade de participar em visitas culturais de interesse.
Como facilmente se poderá constatar pela leitura do programa, para além de conferências – todas elas ilustradas em power point – haverá ainda diversos lançamentos de obras e venda de livros escolhidos, representando o que de melhor se faz nesta área a nível nacional e não só.

(...) a Junta de Freguesia de S. João da Madeira irá promover nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2008 nesta mesma cidade, (...) I.º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino.
Trata-se de um acontecimento pioneiro no seu género, que reúne 33 ilustradoras de várias gerações. A cada uma destas artistas foi pedido ilustrar em três pranchas um conto tradicional russo "A minha mãe é a mulher mais bela do mundo". Assim, obtivemos uma centena de obras de grande beleza e originalidade, ilustrando 33 prismas de um mesmo texto, 33 interpretações artísticas e visões originais de uma grande qualidade.
Estas obras constituem uma exposição que circulará pelo país nas BM e nas instituições culturais que a pretenderão acolher.
Uma agenda-catálogo pensada ao longo de 15 meses, isto é, de Outubro 2008 a fim de Dezembro 2009 será publicada.
Paralelamente, as ilustradoras que o pretenderem terão a oportunidade de apresentar ao público obras pessoais patentes numa exposição paralela ao evento.
Como o encontro está previsto para os fins de tarde de 5.ª e 6.ª-feira e todo o dia de sábado de modo a facilitar a presença do maior número de participantes – docentes e outros, algumas ilustradoras predispuseram-se a animar oficinas de ilustração nas escolas de todos os graus de ensino da cidade.
O público em geral terá igualmente a possibilidade de participar em visitas culturais de interesse.
Como facilmente se poderá constatar pela leitura do programa, para além de conferências – todas elas ilustradas em power point – haverá ainda diversos lançamentos de obras e venda de livros escolhidos, representando o que de melhor se faz nesta área a nível nacional e não só.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





Comprei um waterbrush fininho e enchi-o com tinta-da-china. Assim posso fazer desenhos a pincel em qualquer lado e em bloquinhos pequenos.














