quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Muscari armeniacum - flores


Os meus bolbos de jacinto voltaram a dar flor este ano. No ano passado atrasei-me e só consegui desenhar as cápsulas das sementes.

Urtiga


Retrato #10

Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Retrato #9

Neste dia apanhei um lugar em que via a modelo com uma luz muito bonita. O facto de se tratar de um perfil fez-me ganhar tempo porque não tive de avaliar a relação entre os dois olhos e pude trabalhar o claro-escuro com mais cuidado.

Passageiros do comboio #2


Os desenhos do curso de retrato são muito morosos e contidos, e por isso sabe bem fazer desenhos mais soltos com poucos minutos.


Cabrinha transmontana #2



O crâneo da cabrinha teve direito a mais dois desenhos, desta vez uma vista de frente e outra de baixo.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Retrato #8


Retrato #7


O estado de espírito que tenho quando desenho influencia em muito os resultados... Neste dia eu estava particularmente concentrada, calma e com um raciocínio muito rápido. Isso permitiu-me apanhar rapidamente os principais traços do rosto no primeiro desenho e ainda ter tempo para uma segunda tentativa com outra modelo.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Retrato #2


Este foi o resultado da segunda aula de desenho.
Desta vez mudei do formato A3 para o A2 e sobrou-me menos tempo para trabalhar o desenho.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Retrato #1

Este foi o primeiro desenho que fiz no curso de retrato. Foi feito em 3 sessões de 30 a 40 minutos.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Prestes a começar o curso de retrato...

Nos próximos tempos espero ter muitas caras e cabeças a aparecer por aqui.

Desenho de modelo #24





Esta é a última série de desenhos de modelo nú que irei mostrar nos próximos tempos. Na próxima segunda-feira vou iniciar um curso de retrato na FBAUL e por isso fico sem disponibilidade para continuar as sessões de desenho com o André Silva. Mas recomendo-as a quem quiser aprender a desenhar ou praticar um pouco mais o corpo humano. Podem encontrar informações aqui.







domingo, janeiro 04, 2009

Fetos


Estes fetos foram recolhidos na Matinha de Queluz quando eram apenas pequeninas espirais muito fechadinhas. Trouxe-os para casa, pú-los na terra e agora estão a arrebitar.

domingo, dezembro 28, 2008

sexta-feira, dezembro 12, 2008

"Conteúdo reprovável" #23



Caríssimos visitantes:

O meu blog foi recentemente reportado como possuidor de "conteúdo reprovável".

Aparentemente, qualquer leitor que fique sensibilizado negativamente com o conteúdo pode carregar num botão com uma bandeirinha na parte de cima do blog e ele passa a ter a mensagem de abertura que vocês leram antes de chegar aqui. O mesmo pode acontecer por engano ou equivoco...

Estou irritada porque além de ter ganho uma antecâmara que espanta visitantes, o blog também fica com limitações em pesquisas em motores de busca associados ao google.
E estou incrédula com o facto de o meu desenho naturalista poder chocar alguém. A mim interessa-me compreender como as coisas estão montadas na natureza, sejam as escamas de uma lagartixa, a estrutura de uma cápsula de sementes ou o corpo humano.
Mas ao mesmo tempo até estou divertida com o inesperado da situação. Será este o ponto de viragem da minha vida? Será o meu futuro a produção de "conteudo reprovável"? :p

Vou tentar escrever para o blogger a ver se consigo que removam a página de aviso mas cheira-me que o esforço será em vão, dado que o blogger é um serviço americano e esses senhores aparentemente não gostam de lidar com a nudez. No pior dos cenários irei transferir o blog para a concorrência, que é coisa que não me apetece. Mas uma coisa é certa: enquanto eu fizer desenhos de modelo nú com qualidade para mostrar, cá os postarei.



Mas vamos ao que interessa. A "produção reprovável" desta semana foi feita com um waterbrush cheio com aguada clara de tinta-da-china (para os contornos) e com aguarela de grafite Artgraf (para as manchas). Esta técnica dá mais luta que as minhas aguadas pré-preparadas das semanas anteriores: leva mais tempo e não faz o que se lhe manda. Em casa tive de dar um toques finais nos desenhos para parecerem mais acabados. Suponho que com um bocadinho mais de treino talvez eu consiga aprender alguns truques para controlar melhor as variações dos cinzas. É que a grafite dificilmente se espanha de uma maneira uniforme e controlável, por isso fica fora de questão fazer artes-finais nesta técnica. Mas as texturas que se criam sobre o papel molhado são muito bonitas e vale a pena explorá-las em estudos mais descontraídos.

sábado, dezembro 06, 2008

Outra bolota


Esta é uma pequeníssima experiência feita com as prendinhas da minha amiga Marisa: um aparo Perry & Cº 120, aguarela de grafite ArtGraf da Viarco e um caderninho liso Serrote (todas à venda na Vida Portuguesa no Chiado).

Foi curioso testar pela primeira vez a ArtGraf. Ao contrário das aguadas de tinta-da-china, cujo pigmento se entranha no papel e já não se consegue retirar com novas pinceladas molhadas, as particulas de grafite ficam à superfície e podem ser arrastadas de um lado para o outro, o que que tem a vantagem de permitir correcções.