sexta-feira, abril 17, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica

Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).

Mais informação aqui.


quinta-feira, março 05, 2009

Retrato #14


Esta foi uma segunda tentativa de tirar a ênfase da linha e passá-la para a mancha e claro-escuro. Desta vez usei um único lápis de cor grosso Lyra color-giant 9407. Permite correcções mas não dá para escurecer muito.

Retrato #13

Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.
Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.

segunda-feira, março 02, 2009

Retrato #11

Tinha-me esquecido de pôr aqui este...

Desenho de modelo #25





Tive um pausa no curso de retrato e voltei a desenhar modelo nú. Desta vez experimentei colocar menos ênfase nas linhas de contorno e trabalhar mais a mancha.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Retrato #12

Estou contente com este retrato porque foi nele que consegui ser mais rigorosa nas proporções e na semelhança.
Mas como perdi muito tempo a avaliar e a reavaliar formas e proporções, é claro que não deu para trabalhar a cabeça nem a luz. Não se pode ter tudo.

António


Muscari armeniacum - flores


Os meus bolbos de jacinto voltaram a dar flor este ano. No ano passado atrasei-me e só consegui desenhar as cápsulas das sementes.

Urtiga


Retrato #10

Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Retrato #9

Neste dia apanhei um lugar em que via a modelo com uma luz muito bonita. O facto de se tratar de um perfil fez-me ganhar tempo porque não tive de avaliar a relação entre os dois olhos e pude trabalhar o claro-escuro com mais cuidado.

Passageiros do comboio #2


Os desenhos do curso de retrato são muito morosos e contidos, e por isso sabe bem fazer desenhos mais soltos com poucos minutos.


Cabrinha transmontana #2



O crâneo da cabrinha teve direito a mais dois desenhos, desta vez uma vista de frente e outra de baixo.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Retrato #8


Retrato #7


O estado de espírito que tenho quando desenho influencia em muito os resultados... Neste dia eu estava particularmente concentrada, calma e com um raciocínio muito rápido. Isso permitiu-me apanhar rapidamente os principais traços do rosto no primeiro desenho e ainda ter tempo para uma segunda tentativa com outra modelo.