
sábado, junho 13, 2009
Retrato #18 - Os últimos do módulo

Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana. Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)
quinta-feira, abril 30, 2009
Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica #2
Aqui está uma reportagem da Ciência Viva que faz um pequeno resumo do que foi a minha participação no workshop.
E estas são as apresentações:
- do professor Artur Ramos - Darwin e a ilustração das emoções no homem e nos animais
- do ilustrador científico Filipe Franco - Ilustração Científica
sexta-feira, abril 17, 2009
Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica
Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).
Mais informação aqui.
Mais informação aqui.
quarta-feira, março 18, 2009
terça-feira, março 17, 2009
quinta-feira, março 05, 2009
Retrato #14
Retrato #13
Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.
segunda-feira, março 02, 2009
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Retrato #12
Muscari armeniacum - flores

Os meus bolbos de jacinto voltaram a dar flor este ano. No ano passado atrasei-me e só consegui desenhar as cápsulas das sementes.
Retrato #10
Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)















