
quinta-feira, junho 05, 2008
quarta-feira, junho 04, 2008
Mais um bocadinho de Douro
Aqui estão mais alguns desenhos da primeira semana de primavera no Douro Internacional.



1. Remanso - paisagem de escarpas do rio Douro próximo de Picote; aguada de tinta-da-china.

2. Novas folhas de ulmeiro a despontar; grafite 6B.


3. Flor do género Silene; ecoline branca diluída e lápis aguareláveis Graphytint sobre papel Ingres verde.
segunda-feira, maio 26, 2008
Muscari armeniacum

No final do ano passado pús uns bolbos de jacinto nuns vasos, para poder desenhar estas plantas quando florescessem. As plantinhas cresceram alegremente mas quando deram flor eu não consegui ter tempo de as desenhar. Algumas deram fruto e já têm sementes. Têm umas cápsulas com uma forma muito bonita e por isso achei que não podia voltar a perder a oportunidade de desenhar outra fase interessante da planta.
Fiquei contente com o ligeiro efeito de volumetria que já consegui dar à planta pelo facto de ter usado a linha grossa na zona de sombra.
Usei marcadores Sakura Micron:
Fiquei contente com o ligeiro efeito de volumetria que já consegui dar à planta pelo facto de ter usado a linha grossa na zona de sombra.
Usei marcadores Sakura Micron:
- um médio .02 para os contornos da maior parte do desenho;
- um grosso .05 para as zonas de cortorno em sombra;
- e um muito fino .005 para acrescentar detalhes como pregas e texturas mais acentuadas ou contornos com muita luz ou materiais muito finos delicados.
sexta-feira, maio 23, 2008
quinta-feira, maio 15, 2008
Uma mão cheia de amoras: últimos exemplares para venda

Foi há quase um ano que eu e a Marina Palácio lançámos o livrinho Uma mão cheia de amoras, concebido e ilustrado por mim e editado e produzido pela Marina, integrado na colecção de edições artesanais Massa Folhada.
Este livrinho foi muito bem recebido e agora, da edição de 100, restam-nos apenas alguns exemplares para venda. Por isso aqui fica o alerta para quem possa querer comprar algum antes que esgotem.
Quem quiser encomendar pode escrever-me a mim ou à Marina, ou então procurá-los nas lojas Fermento (Lisboa, Bairro Alto) ou Infusão (Cascais).
Provavelmente faremos uma segunda edição ainda este ano; se tudo correr bem, antes de Outubro teremos uma nova fornada. Mas isto não é 100% seguro porque há sempre outras coisas que nos roubam o tempo e somos moçoilas sempre ocupadas...
Este livrinho foi muito bem recebido e agora, da edição de 100, restam-nos apenas alguns exemplares para venda. Por isso aqui fica o alerta para quem possa querer comprar algum antes que esgotem.
Quem quiser encomendar pode escrever-me a mim ou à Marina, ou então procurá-los nas lojas Fermento (Lisboa, Bairro Alto) ou Infusão (Cascais).
Provavelmente faremos uma segunda edição ainda este ano; se tudo correr bem, antes de Outubro teremos uma nova fornada. Mas isto não é 100% seguro porque há sempre outras coisas que nos roubam o tempo e somos moçoilas sempre ocupadas...
sexta-feira, maio 09, 2008
As Berlengas vão para Aveiro
segunda-feira, maio 05, 2008
segunda-feira, abril 28, 2008
De volta às vampirisses

Ando a preparar uma ilustração para a capa do segundo livro da trilogia do Rafael sobre vampiros.

A capa do primeiro volume pode ser vista aqui.
sexta-feira, abril 18, 2008
Desenho de modelo #2
quarta-feira, abril 02, 2008
segunda-feira, março 10, 2008
Douro Internacional
À semelhança do trabalho que fizemos nas Berlengas no ano passado, este ano faremos algo semelhante na região do Douro Internacional. Somos um grupo de ilustradores, mais um fotógrafo e um escritor, liderados pelo biólogo e ilustrador Pedro Salgado. Vamos passar duas semanas no território do parque natural a retratar o seu património: uma primeira semana na primavera, já a seguir à Páscoa; e uma segunda semana no outono, algures em Outubro. Assim poderemos observar fenómenos diferentes em cada época.
A organização é feita pela associação Durante.
A organização é feita pela associação Durante.
domingo, março 02, 2008
terça-feira, fevereiro 19, 2008
Lápis Graphitint (cor + grafite)
Comprei uns lápis de cor aguareláveis com grafite na composição. Os tons são pouco saturados (mais acinzentados) e muito bonitos. São ideais para desenhar sombras e objectos escuros com subtilezas de cor. A marca é Derwent Graphitint.Aqui estão algumas experiências que já fiz com eles.
BolotasPrimeira camada: lápis de cor aguarelados; segunda camada: lápis de cor a seco.
Cápsula de sementes de Grevillea robustaLápis de cor aguarelados. (O ramo com várias cápsulas foi esboçado a tinta-da-china.)

Sementes de Eucaliptus cytriodora
Lápis de cor a seco

Suporte para incenso em vidro em forma de baleia
Primeira camada: lápis de cor aguarelados; segunda camada: lápis de cor a seco.
Postais do dia de S. Valentim
sexta-feira, fevereiro 08, 2008
segunda-feira, fevereiro 04, 2008
Caldeirada
Estudos de peixes para decorar uma t-shirt. A eleita foi a garoupa de ar desconfiado aqui em cima.
Foram desenhados à vista a partir de fotografias. Usei um pincel com compartimento para a água, mas em vez de água enchi-o com tinta-da-china. Assim funciona como um marcador recarregável e faz um traço bonito e muito versátil.

quarta-feira, janeiro 23, 2008
Coentrada congelada
quinta-feira, janeiro 17, 2008
Coentrada
segunda-feira, janeiro 14, 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















Estes são alguns dos resultados do meu trabalho na minha última semana de desenho no Parque Natural do Douro Internacional. No outono estaremos de volta para ver a paisagem noutra época. 








- pintura muito molhada com diversos tons que se fundiram na água. O excesso de água foi retirado das poças que se formaram com a ponta de um pincel, evitando tocar no papel para não afectar o pigmento que começava a afundar.