sábado, junho 13, 2009

Hortelã e alho


Retrato #18 - Os últimos do módulo


Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana.
Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)

Achados na praia da Comporta

quinta-feira, abril 30, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica #2

Aqui está uma reportagem da Ciência Viva que faz um pequeno resumo do que foi a minha participação no workshop.
E estas são as apresentações:
- do ilustrador científico Filipe Franco - Ilustração Científica

sexta-feira, abril 17, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica

Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).

Mais informação aqui.


quinta-feira, março 05, 2009

Retrato #14


Esta foi uma segunda tentativa de tirar a ênfase da linha e passá-la para a mancha e claro-escuro. Desta vez usei um único lápis de cor grosso Lyra color-giant 9407. Permite correcções mas não dá para escurecer muito.

Retrato #13

Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.
Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.

segunda-feira, março 02, 2009

Retrato #11

Tinha-me esquecido de pôr aqui este...

Desenho de modelo #25





Tive um pausa no curso de retrato e voltei a desenhar modelo nú. Desta vez experimentei colocar menos ênfase nas linhas de contorno e trabalhar mais a mancha.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Retrato #12

Estou contente com este retrato porque foi nele que consegui ser mais rigorosa nas proporções e na semelhança.
Mas como perdi muito tempo a avaliar e a reavaliar formas e proporções, é claro que não deu para trabalhar a cabeça nem a luz. Não se pode ter tudo.

António


Muscari armeniacum - flores


Os meus bolbos de jacinto voltaram a dar flor este ano. No ano passado atrasei-me e só consegui desenhar as cápsulas das sementes.

Urtiga


Retrato #10

Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Retrato #9

Neste dia apanhei um lugar em que via a modelo com uma luz muito bonita. O facto de se tratar de um perfil fez-me ganhar tempo porque não tive de avaliar a relação entre os dois olhos e pude trabalhar o claro-escuro com mais cuidado.