sábado, junho 13, 2009

Hortelã-pimenta


Orquídeas


Beijinhos de mãe

Favas: vagem e folhas


Hortelã e alho


Retrato #18 - Os últimos do módulo


Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana.
Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)

Achados na praia da Comporta

quinta-feira, abril 30, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica #2

Aqui está uma reportagem da Ciência Viva que faz um pequeno resumo do que foi a minha participação no workshop.
E estas são as apresentações:
- do ilustrador científico Filipe Franco - Ilustração Científica

sexta-feira, abril 17, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica

Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).

Mais informação aqui.


quinta-feira, março 05, 2009

Retrato #14


Esta foi uma segunda tentativa de tirar a ênfase da linha e passá-la para a mancha e claro-escuro. Desta vez usei um único lápis de cor grosso Lyra color-giant 9407. Permite correcções mas não dá para escurecer muito.

Retrato #13

Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.
Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.

segunda-feira, março 02, 2009

Retrato #11

Tinha-me esquecido de pôr aqui este...

Desenho de modelo #25





Tive um pausa no curso de retrato e voltei a desenhar modelo nú. Desta vez experimentei colocar menos ênfase nas linhas de contorno e trabalhar mais a mancha.