sexta-feira, setembro 12, 2008
quarta-feira, setembro 10, 2008
sexta-feira, setembro 05, 2008
terça-feira, setembro 02, 2008
Encontro de Ilustração em S. João da Madeira

(...) a Junta de Freguesia de S. João da Madeira irá promover nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2008 nesta mesma cidade, (...) I.º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino.
Trata-se de um acontecimento pioneiro no seu género, que reúne 33 ilustradoras de várias gerações. A cada uma destas artistas foi pedido ilustrar em três pranchas um conto tradicional russo "A minha mãe é a mulher mais bela do mundo". Assim, obtivemos uma centena de obras de grande beleza e originalidade, ilustrando 33 prismas de um mesmo texto, 33 interpretações artísticas e visões originais de uma grande qualidade.
Estas obras constituem uma exposição que circulará pelo país nas BM e nas instituições culturais que a pretenderão acolher.
Uma agenda-catálogo pensada ao longo de 15 meses, isto é, de Outubro 2008 a fim de Dezembro 2009 será publicada.
Paralelamente, as ilustradoras que o pretenderem terão a oportunidade de apresentar ao público obras pessoais patentes numa exposição paralela ao evento.
Como o encontro está previsto para os fins de tarde de 5.ª e 6.ª-feira e todo o dia de sábado de modo a facilitar a presença do maior número de participantes – docentes e outros, algumas ilustradoras predispuseram-se a animar oficinas de ilustração nas escolas de todos os graus de ensino da cidade.
O público em geral terá igualmente a possibilidade de participar em visitas culturais de interesse.
Como facilmente se poderá constatar pela leitura do programa, para além de conferências – todas elas ilustradas em power point – haverá ainda diversos lançamentos de obras e venda de livros escolhidos, representando o que de melhor se faz nesta área a nível nacional e não só.
sexta-feira, agosto 29, 2008
quinta-feira, agosto 28, 2008
terça-feira, agosto 26, 2008
As Berlengas em S. João da Madeira

domingo, agosto 24, 2008
Lagarta da alface
Há três dias encontrei uma lagarta na alface que trouxe da mercearia. Desde então tenho mantido a bichinha na varanda dentro de um recipiente, e dou-lhe folhas de alface que ela converte em bolinhas castanhas gelatinosas...
sábado, agosto 23, 2008
Cursos de Ilustração Científica

Desenho de modelo #12

Os meus desenhos de modelo têm sido feitos no Atelier Ponta Seca. De momento as sessões são em Lisboa na Av. Infante Santo, às quintas-feiras das 19h às 21h. Se alguém tiver interesse em participar aqui ficam os contactos.
André Ferreira da Silva
telemóvel: 914533353
e-mail: ponta_seca@yahoo.com
morada: Av. Infante Santo n.º 56-2ºdto
sexta-feira, agosto 15, 2008
quinta-feira, agosto 14, 2008
Estudo a cinza sobre scratchboard
sexta-feira, agosto 08, 2008
T-shirt para Acampamento de Artes Marciais
Na semana passada participei no acampamento de Tai Chi e Kung Fu organizado pela YMAA Portugal. Treino com esta associação há quatro anos e, enquanto, "artista", costumo ser incumbida de realizar algumas tarefas. Este ano coube-me idealizar a t-shirt do acampamento.
Pelo quarto ano consecutivo, os acampamentos de verão organizados pela YMAA Portugal, têm sido realizados na Costa da Caparica, no recinto simpático do Centro de Lazer. Aí, ao longo de quase uma semana, treinámos abrigados por vários pinheiros frondosos, sobre a relva fresca que acabámos por arruinar com os nossos passos.
Foto de Marina PalácioEstes pinheiros mansos são uma imagem muito marcante daquele local. Decidi adoptar um deles para a decoração da t-shirt pelo facto de estas árvores já terem adquirido o estatuto de ícone para os participantes dos acampamentos.

O ponto de partida da minha ilustração foi uma fotografia da minha colega Marina Palácio. Trabalhando com papel vegetal sobre a foto impressa, pintei a árvore a pincel com tinta-da-china, com o cuidado de definir a volumetria, a textura e o comportamento da luz.
Teve de ser um trabalho rápido, devido à pouca disponibilidade que eu tinha no momento.

Após a digitalização da imagem, fiz a composição da t-shirt num software de edição de imagem. Escolhi um fundo de cor e acrescentei alguns brancos para realçar a luz sobre a copa da árvore.
A t-shirt viria a ser impressa por serigrafia. Esta técnica de estampagem usa uma matriz por cada cor, o que tem implicações no orçamento da produção. Por uma questão de economia, trabalhei apenas com duas cores - preto e branco - e escolhi uma cor para a t-shirt que contrastasse com ambas.

Pensei num verde próximo da cor do kiwi por ser alegre e remeter para as cores do local. Na prática foi impossível encontrar t-shirts desta cor disponíveis para venda, pelo que foi escolhido um verde bastante mais claro e discreto mas que não comprometeu a integridade do projecto.
Espero que este trabalho tenha ficado ao nível das expectativas dos mais de 80 participantes do acampamento.
Foto de Nicky Yang
segunda-feira, agosto 04, 2008
sexta-feira, julho 25, 2008
quinta-feira, julho 24, 2008
Abelha
segunda-feira, julho 21, 2008
Douro Internacional - Reportagem na SIC

A SIC fez uma reportagem sobre a expedição de desenho de campo que fizemos em Março passado ao Douro Internacional.
Primeiro Jornal - 20-07-2008 - Desenho naturalista: Douro Internacional inspira cientistas ilustradores
Ir... é o melhor remédio - 18-07-2008 - Passeios na natureza: Douro Internacional, Parque de Gaia e Lagoa Azul
No dia em que nos filmaram andei a desenhar sapos na Ribeira do Mosteiro (Poiares).
sexta-feira, julho 18, 2008
quarta-feira, julho 16, 2008
Lisianthus
segunda-feira, julho 14, 2008
Ilustrações para conto russo
Aqui ficam o conto e as ilustrações.
Era uma vez uma menina que se chamava Olguita.
A dada altura, as pessoas que passavam pararam e perguntaram-lhe: -“Porque choras, menina?”Ela respondeu-lhes: -“Porque perdi a minha mãe.”
E as pessoas da aldeia insistiram: -“Mas como se chama a tua mãe?”
- “Chama-se mãe!”, respondeu-lhes.
- “Mas, onde é que ela vive? Onde é que tu vives?”, tornaram elas.
-“Eu vivo na minha casa!”.
Já ninguém sabia o que havia de fazer. Mas ainda assim, voltaram a perguntar-lhe: -“Com quem se parece ela? Como é a sua cara? Podes descrever a tua mãe?”
-“Oh! A minha mãe é a mulher mais bela do mundo”, disse a menina. Foi então que decidiram trazer todas as jovens mães da aldeia à presença de Olguita.E recomeçou a chorar.
Subitamente, uma mulher de avental apareceu do outro lado da rua. Era uma mulher muito, muito gorda, de cara redonda e anafada, com uns olhos que brilhavam de alegria.
Logo que viu a filha, correu para junto dela e exclamou: -“Minha filhinha, minha pequena Olguita!”

E a menina saltou para o colo da mulher, abraçou-a e, virando-se para as pessoas da aldeia, disse: -“Vêem, esta é a minha mãe, a mulher mais bela do mundo!”
A MULHER MAIS BELA DO MUNDO
PUBLICADO EM “UM MUNDO DE CRIANÇA – APRENDER A LER O MUNDO”, OIKOS, 1993:14
sexta-feira, julho 11, 2008
terça-feira, julho 01, 2008
Desenho de modelo #6






























