sexta-feira, novembro 13, 2009

Desenho de modelo #37



Esta semana os desenhos foram feitos a pincel, com aguarela de grafite Viarco ArtGraf sobre papel de arroz.

terça-feira, outubro 20, 2009

“Diários Gráficos. Desenho em cadernos” em Lagos

Vou participar num exposição de Diários Gráficos em Lagos com 3 dos meus cadernos.

A exposição “Diários Gráficos. Desenho em cadernos” inaugura no dia 31 de Outubro, Sábado, entre as 18 e as 20 horas, no Centro Cultural de Lagos e é co-organizada por Eduardo Salavisa.

O catálogo pode ser visto aqui.




sábado, setembro 12, 2009

Regresso a Mértola



Pulo do lobo

Este local onde o Guadiana se precipita mais enérgico é considerado um monumento geológico. Aqui os seixos arastados pela água rolam nas cavidades da rocha e vão esculpindo as chamadas marmitas de gigante. O dia estava muito quente, por isso abriguei-me do sol numa destas cavidades na margem do rio, que recebe água apenas nas alturas em que o rio tem maior caudal. Por eu estar metida dentro de um buraco, no meu desenho não se vê o rio, mas apenas a rocha da marmita e a margem oposta do rio com a enigmática torre. Já não é a primeira vez que a desenho...




Cardo

Esta simpática flor lanuda e seca foi desenhada com ecoline branca e aguarela sépia.





Margem do Guadiana
Num dia dedicado à canoagem, fizemos uma paragem para desenhar e descansar. O que atraiu a minha atenção foi a terra esburacada esculpida pela água do rio. Esta zona do Guadiana é afectada pelas marés e durante o tempo que nos dedicámos a desenhar sentados na canoa pudemos sentir a maré a descer e a voltar a subir.
Para este desenho usei grafite sobre poliester (película plástica com aspecto similar ao papel vegetal de 90 ou 110g). Preferi não arriscar levar o meu caderno para a água e deixei-o em terra, em segurança. Levei então o poliester, que não se livrou de apanhar banho mas que não sofreu nada com isso.
O poliester funciona muito bem para desenhos com sombreados com linhas. O trabalho de mancha é que pode ser mais complicado do que no papel.
Montei o poliester no meu moleskine e aproveitei para dar umas aguadas de cor na folha de suporte, que se vêm à transparência e realçam as diferenças entre os vários elementos.


Crâneo de javali

Mais uma vez volto a desenhar ossos recolhidos no Pulo do Lobo....

Desenho de modelo #30



terça-feira, setembro 08, 2009

terça-feira, agosto 04, 2009

Desenho de modelo #27


Este é um desenho feito em cerca de 20 minutos com dois lápis derwent graphitint sobre papel manteiga.

Desenho de modelo #26


Nesta sessão fizémos muitos desenhos rápidos de 5 e 10 minutos. Desta vez desenhei sobre papel de arroz com o meu water brush bem ensinado. :)