quinta-feira, janeiro 21, 2010

Rua do Vale de Santo António


A arquitectura e os ambientes urbanos não me entusiasmam muito enquanto temas para desenhar... Mas numa passagem entre a Graça e Santa Apolónia, entre os preparativos para ir à Amazónia e as últimas compras de Natal, houve espaço para pôr um bocadinho da cidade dentro do Moleskine.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Retrato #19 - Regresso ao curso

Gostei muito das aulas de retrato que fiz com o professor Artur Ramos na FBAUL no ano passado, por isso este ano estou de volta. Ainda destreinada, mas em breve espero recuperar.

sábado, janeiro 16, 2010

O jacinto no novo ano #1


O ano passado comprei um bolbo de jacinto que floresceu debaixo do meu olhar atento e que deu origem a uma colecção de desenhos das várias fases do seu desenvolvimento.

É uma planta anual e por isso, depois de florescer, secou e ficou muito sossegadinha até regressar o inverno. Agora está voltar a crescer rapidamente e desta vez está com ainda mais pressa de abrir as flores.

Hoje esteve mais um dia chocho em que não tive vontade de sair, por isso foi bom ficar a praticar as minhas aguarelas com este modelo bonito e cheiroso.

sexta-feira, janeiro 15, 2010

3ª edição de Uma mão cheia de amoras e Blog da Colecção Massa Folhada







O meu livrinho caseiro Uma mão cheia de amoras já chegou à terceira edição!



Todas as informações sobre a aquisição deste recheio estão no novo blog da ilustradora Marina Palácio, criadora deste projecto de edições artesanais.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

“Diários Gráficos. Desenho em cadernos” em Torres Vedras



Três dos meus cadernos voltam a ser mostrados numa exposição de diários gráficos co-organizada por Eduardo Salavisa, desta vez em Torres Vedras. A exposição está aberta até 27 de Fevereiro e o catálogo pode ser visto aqui.

Desenho de modelo #40


Um bocadinho de anatomia


Nunca estudei anatomia mas a observação dos relevos do corpo humano nas sessões de desenho tem-me deixado cada vez mais curiosa sobre o que se passa debaixo da pele. Esta foi uma das minhas primeiras tentativas para compreender um pouco dos ossos e dos músculos.

Obrigado ao António e à Catarina por me fornecerem referências para me iniciar neste estudo!

segunda-feira, novembro 30, 2009

Desenho de modelo #38

Há algum tempo que não trabalhava a aguarela, por isso dediquei a última sessão a praticar um bocadinho. Como de costume as poses são de 20 minutos e um óptimo estímulo para ganhar desenvoltura.
Usei 3 aguadas, cada uma com uma cor: primeiro Naples Yellow Red, depois Burnt Sienne e finalmente Van Dyck Brown.

segunda-feira, novembro 23, 2009

António - aguarela de grafite sobre papel de bambu


Este retrato foi feito com grafite 2B aguarelável da Derwent e aguarela de grafite ArtGraf da Viarco sobre papel Hahnemüle Bamboo (90% fibra de bambu, 10% algodão).
É um papel muito bom para aguarela e não só, e tem boa resistência à ensopadela. O que significa que é muito estável e que permite muitas pinceladas em sobreposição sem esfarelar.
(À venda em Lisboa no El Corte Inglês e Varela da Av. de Madrid).

Obrigado ao meu paciente modelo por posar para mim sempre com boa disposição. E obrigado à Marisa por ter patrocinado os materiais. ;)

domingo, novembro 15, 2009

Guia de campo dos briófitos e líquenes das florestas portuguesas


Já passaram três anos desde que me interessei pelos musgos como tema para o meu primeiro projecto de ilustração científica. Nessa altura enchi um tupperware com pequeninos tapetes verdes que recolhi em Sintra e andei a espreitá-los com um conta-fios.

O professor Pedro Salgado encaminhou-me para o laboratório do Jardim Botânico (MNHN), onde pude falar com especialistas em briófitos e ver os meus musgos à lupa binocular e ao microscópio. Foi com a doutora Cecília Sérgio que fiquei a saber que plantinhas levava no tupperware e foi então que elegi a Timmiella barbuloides para ilustrar.

Entretanto, no Jardim Botânico preparava-se um guia de campo sobre líquenes e briófitos dos carvalhais e foi então que a doutora Cecília me convidou para realizar as ilustrações para a introdução do livro.

Em Abril de 2006 dei este trabalho por concluído mas por questões de financiamento, apenas recentemento o livro foi publicado. Finalmente, na semana passada, deu-se o seu lançamento no âmbito das comemorações do 131º aniversário do Jardim.

Estou muito contente com a novidade. Agora que estou munida com o guia fiquei cheia de vontade de voltar a sair para identificar que plantinhas crescem pelos muros e troncos. E de trazê-las para casa para as desenhar, é claro!





sexta-feira, novembro 13, 2009

Desenho de modelo #37



Esta semana os desenhos foram feitos a pincel, com aguarela de grafite Viarco ArtGraf sobre papel de arroz.

terça-feira, outubro 20, 2009

“Diários Gráficos. Desenho em cadernos” em Lagos

Vou participar num exposição de Diários Gráficos em Lagos com 3 dos meus cadernos.

A exposição “Diários Gráficos. Desenho em cadernos” inaugura no dia 31 de Outubro, Sábado, entre as 18 e as 20 horas, no Centro Cultural de Lagos e é co-organizada por Eduardo Salavisa.

O catálogo pode ser visto aqui.