domingo, março 07, 2010

Desenho de modelo #44

Museu da música


Apontamentos sobre alguns instrumentos que estão expostos no Museu da Música (na estação de metro do Alto dos Moínhos).
Fiquei especialmente curiosa pelos instrumentos chineses... Mas é pena só se poder olhar; gostava de saber a que é que soam.

sexta-feira, março 05, 2010

V Encontro Urban Sketchers


No sábado passado participei pela primeira vez num encontro de diários gráficos dos Urbansketchers.
O tema do dia era o Elevador de Santa Justa, mas a chuva e a constipação obrigaram-me a refugiar-me debaixo do telheiro da estação de comboios do Rossio, onde há uma bonita vista do castelo e da Baixa.

domingo, fevereiro 07, 2010

Amazónia #01

As minhas desculpas aos curiosos impacientes que sabem que passei duas semaninhas em aventura Amazónica... , que já regressei há quase um mês... e que ainda não viram desenhinhos por aqui!

A verdade é que tenho bastante para contar e não sei muito bem por onde começar. Foi uma viagem muito rica na diversidade de coisas que vimos e experienciámos.
Por isso começo por deixar aqui apenas um cheirinho, com a promessa de o completar posteriormente com mais algum sumo do desta viagem.

A viagem partiu da vontade do professor e ilustrador científico Pedro Salgado regressar à Amazónia, onde ele já esteve há quase 10 anos a desenhar no seu caderninho de campo, principalmente peixes. Depois eu e mais outros 23 fomos contagiados pela vontade de ir até à bacia do Amazonas. Fomos no total 25 pessoas: principalmente ilustradores, mas também fotógrafos, um historiador, uma jornalista e dois médicos para tratarem da saúde a esta gente toda.

O site da nossa associação - Grupo do Risco - tem mais informações sobre o projecto.

Três dos participantes na Expedição Amazónia 2010:
Filipe Martinho, veterinário e professor;
Fernando Vilhena de Mendonça, médico e ilustrador científico;
Dilar Pereira, artista plástica e professora.

Recomendo vivamente uma espreitadela ao filme do Luís Quinta - fotógrafo e jornalista que também fez parte da equipa.


À semelhança do que se passou com as expedições das Berlengas e Douro Internacional vamos expôr o trabalho realizado. Assim que tiver notícias mais concretas publico-as aqui!

Desenho de modelo #42



Retrato #21

Retrato #20


quinta-feira, janeiro 21, 2010

Rua do Vale de Santo António


A arquitectura e os ambientes urbanos não me entusiasmam muito enquanto temas para desenhar... Mas numa passagem entre a Graça e Santa Apolónia, entre os preparativos para ir à Amazónia e as últimas compras de Natal, houve espaço para pôr um bocadinho da cidade dentro do Moleskine.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Retrato #19 - Regresso ao curso

Gostei muito das aulas de retrato que fiz com o professor Artur Ramos na FBAUL no ano passado, por isso este ano estou de volta. Ainda destreinada, mas em breve espero recuperar.

sábado, janeiro 16, 2010

O jacinto no novo ano #1


O ano passado comprei um bolbo de jacinto que floresceu debaixo do meu olhar atento e que deu origem a uma colecção de desenhos das várias fases do seu desenvolvimento.

É uma planta anual e por isso, depois de florescer, secou e ficou muito sossegadinha até regressar o inverno. Agora está voltar a crescer rapidamente e desta vez está com ainda mais pressa de abrir as flores.

Hoje esteve mais um dia chocho em que não tive vontade de sair, por isso foi bom ficar a praticar as minhas aguarelas com este modelo bonito e cheiroso.

sexta-feira, janeiro 15, 2010

3ª edição de Uma mão cheia de amoras e Blog da Colecção Massa Folhada







O meu livrinho caseiro Uma mão cheia de amoras já chegou à terceira edição!



Todas as informações sobre a aquisição deste recheio estão no novo blog da ilustradora Marina Palácio, criadora deste projecto de edições artesanais.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

“Diários Gráficos. Desenho em cadernos” em Torres Vedras



Três dos meus cadernos voltam a ser mostrados numa exposição de diários gráficos co-organizada por Eduardo Salavisa, desta vez em Torres Vedras. A exposição está aberta até 27 de Fevereiro e o catálogo pode ser visto aqui.

Desenho de modelo #40


Um bocadinho de anatomia


Nunca estudei anatomia mas a observação dos relevos do corpo humano nas sessões de desenho tem-me deixado cada vez mais curiosa sobre o que se passa debaixo da pele. Esta foi uma das minhas primeiras tentativas para compreender um pouco dos ossos e dos músculos.

Obrigado ao António e à Catarina por me fornecerem referências para me iniciar neste estudo!