
Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana. Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)


















Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.






















