
Em dias de cansaço torna-se mais difícil conseguir terminar os desenhos...






Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana.
Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.
Este tem um ar bastante rude mas foi muito importante para compreender como a perspectiva afecta o rosto. Enquanto a noção de perpectiva não é clara, é difícil acreditar que as linhas sejam tão diagonais como realmente são. Facilmente se deixam os olhos a "flutuar" no rosto e as direcções e alinhamentos ficam incorrectos.
