
sábado, outubro 17, 2009
sexta-feira, setembro 25, 2009
quarta-feira, setembro 23, 2009
domingo, setembro 20, 2009
sábado, setembro 12, 2009
Regresso a Mértola
Pulo do lobo
Este local onde o Guadiana se precipita mais enérgico é considerado um monumento geológico. Aqui os seixos arastados pela água rolam nas cavidades da rocha e vão esculpindo as chamadas marmitas de gigante. O dia estava muito quente, por isso abriguei-me do sol numa destas cavidades na margem do rio, que recebe água apenas nas alturas em que o rio tem maior caudal. Por eu estar metida dentro de um buraco, no meu desenho não se vê o rio, mas apenas a rocha da marmita e a margem oposta do rio com a enigmática torre. Já não é a primeira vez que a desenho...

Cardo
Esta simpática flor lanuda e seca foi desenhada com ecoline branca e aguarela sépia.
Margem do Guadiana
Num dia dedicado à canoagem, fizemos uma paragem para desenhar e descansar. O que atraiu a minha atenção foi a terra esburacada esculpida pela água do rio. Esta zona do Guadiana é afectada pelas marés e durante o tempo que nos dedicámos a desenhar sentados na canoa pudemos sentir a maré a descer e a voltar a subir.
Para este desenho usei grafite sobre poliester (película plástica com aspecto similar ao papel vegetal de 90 ou 110g). Preferi não arriscar levar o meu caderno para a água e deixei-o em terra, em segurança. Levei então o poliester, que não se livrou de apanhar banho mas que não sofreu nada com isso.
O poliester funciona muito bem para desenhos com sombreados com linhas. O trabalho de mancha é que pode ser mais complicado do que no papel.
Montei o poliester no meu moleskine e aproveitei para dar umas aguadas de cor na folha de suporte, que se vêm à transparência e realçam as diferenças entre os vários elementos.
Para este desenho usei grafite sobre poliester (película plástica com aspecto similar ao papel vegetal de 90 ou 110g). Preferi não arriscar levar o meu caderno para a água e deixei-o em terra, em segurança. Levei então o poliester, que não se livrou de apanhar banho mas que não sofreu nada com isso.
O poliester funciona muito bem para desenhos com sombreados com linhas. O trabalho de mancha é que pode ser mais complicado do que no papel.
Montei o poliester no meu moleskine e aproveitei para dar umas aguadas de cor na folha de suporte, que se vêm à transparência e realçam as diferenças entre os vários elementos.

Crâneo de javali
Mais uma vez volto a desenhar ossos recolhidos no Pulo do Lobo....
terça-feira, setembro 08, 2009
domingo, agosto 23, 2009
quarta-feira, agosto 12, 2009
terça-feira, agosto 04, 2009
Desenho de modelo #27
Desenho de modelo #26

Nesta sessão fizémos muitos desenhos rápidos de 5 e 10 minutos. Desta vez desenhei sobre papel de arroz com o meu water brush bem ensinado. :)




sexta-feira, julho 03, 2009
sábado, junho 27, 2009
terça-feira, junho 23, 2009
sábado, junho 13, 2009
Retrato #18 - Os últimos do módulo

Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana. Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)
quinta-feira, abril 30, 2009
Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica #2
Aqui está uma reportagem da Ciência Viva que faz um pequeno resumo do que foi a minha participação no workshop.
E estas são as apresentações:
- do professor Artur Ramos - Darwin e a ilustração das emoções no homem e nos animais
- do ilustrador científico Filipe Franco - Ilustração Científica
sexta-feira, abril 17, 2009
Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica
Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).
Mais informação aqui.
Mais informação aqui.
quarta-feira, março 18, 2009
terça-feira, março 17, 2009
quinta-feira, março 05, 2009
Retrato #14
Retrato #13
Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.
segunda-feira, março 02, 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)


































