sábado, setembro 12, 2009

Regresso a Mértola



Pulo do lobo

Este local onde o Guadiana se precipita mais enérgico é considerado um monumento geológico. Aqui os seixos arastados pela água rolam nas cavidades da rocha e vão esculpindo as chamadas marmitas de gigante. O dia estava muito quente, por isso abriguei-me do sol numa destas cavidades na margem do rio, que recebe água apenas nas alturas em que o rio tem maior caudal. Por eu estar metida dentro de um buraco, no meu desenho não se vê o rio, mas apenas a rocha da marmita e a margem oposta do rio com a enigmática torre. Já não é a primeira vez que a desenho...




Cardo

Esta simpática flor lanuda e seca foi desenhada com ecoline branca e aguarela sépia.





Margem do Guadiana
Num dia dedicado à canoagem, fizemos uma paragem para desenhar e descansar. O que atraiu a minha atenção foi a terra esburacada esculpida pela água do rio. Esta zona do Guadiana é afectada pelas marés e durante o tempo que nos dedicámos a desenhar sentados na canoa pudemos sentir a maré a descer e a voltar a subir.
Para este desenho usei grafite sobre poliester (película plástica com aspecto similar ao papel vegetal de 90 ou 110g). Preferi não arriscar levar o meu caderno para a água e deixei-o em terra, em segurança. Levei então o poliester, que não se livrou de apanhar banho mas que não sofreu nada com isso.
O poliester funciona muito bem para desenhos com sombreados com linhas. O trabalho de mancha é que pode ser mais complicado do que no papel.
Montei o poliester no meu moleskine e aproveitei para dar umas aguadas de cor na folha de suporte, que se vêm à transparência e realçam as diferenças entre os vários elementos.


Crâneo de javali

Mais uma vez volto a desenhar ossos recolhidos no Pulo do Lobo....

Desenho de modelo #30



terça-feira, setembro 08, 2009

terça-feira, agosto 04, 2009

Desenho de modelo #27


Este é um desenho feito em cerca de 20 minutos com dois lápis derwent graphitint sobre papel manteiga.

Desenho de modelo #26


Nesta sessão fizémos muitos desenhos rápidos de 5 e 10 minutos. Desta vez desenhei sobre papel de arroz com o meu water brush bem ensinado. :)







sábado, junho 13, 2009

Hortelã-pimenta


Orquídeas


Beijinhos de mãe

Favas: vagem e folhas


Hortelã e alho


Retrato #18 - Os últimos do módulo


Estes foram os últimos retratos que desenhei no curso do professor Artur Ramos na FBAUL. Os três meses de curso foram-me muito úteis para refinar a minha capacidade de representar proporções correctamente. Ganhei sensibilidade à forma como a anatomia reflecte a variação das expressões e interiorizei noções de perspectiva específicas do desenho da cabeça humana.
Gostava de ter continuado mas neste momento não tenho disponibilidade. A fase seguinte envolveria outras técnicas e o uso da cor.
Recomendo este curso a quem queira aprender a desenhar com muito rigor. Mas atenção porque requer muita paciência. :)

Achados na praia da Comporta

quinta-feira, abril 30, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica #2

Aqui está uma reportagem da Ciência Viva que faz um pequeno resumo do que foi a minha participação no workshop.
E estas são as apresentações:
- do ilustrador científico Filipe Franco - Ilustração Científica

sexta-feira, abril 17, 2009

Workshop Ciência Viva sobre Ilustração Científica

Na próxima semana vou participar num workshop de ilustração. Vou fazer uma apresentação sobre desenho de campo (terça à tarde) e desafiar os participantes a iniciar um diário gráfico (quarta de manhã).

Mais informação aqui.


quinta-feira, março 05, 2009

Retrato #14


Esta foi uma segunda tentativa de tirar a ênfase da linha e passá-la para a mancha e claro-escuro. Desta vez usei um único lápis de cor grosso Lyra color-giant 9407. Permite correcções mas não dá para escurecer muito.

Retrato #13

Decidi experimentar uma abordagem mais de mancha do que de linha, de acordo com o que sugere o autor de um livro que ando a ler.
Aqui usei dois lápis:
- um lápis-de-cor duro azul, que é bom para esboçar levemente e permite ser apagado para fazer correcções;
- e um lápis graphitint (mistura aguarelável de grafite com pigmento) para zonas mais escuras e pontos de maior interesse. Infelizmente dá um aspecto granuloso e pouca definição.