domingo, março 07, 2010

Amazónia #02

A expedição do Grupo do Risco à Amazónia teve direito a mais um artigo de imprensa, desta vez no jornal i de ontem (sábado, 06/03).
Aqui fica o link e mais dois dos desenhos do meu caderno "sério".





Capim
Esta é uma das gramínias que crecem na água ao redor de todas as márgens.
Em vista aérea, na Amazónia as zonas verdes escura correspondem à terra -
coberta de floresta - e os rebordos verde claros correspondem ao capim.


E já agora aproveito para explicar a dinâmica dos meus 3 cadernos amazónicos.

O meu caderno "sério" foi aquele que comprei de propósito para desenhar na expedição. De dimensões gererosas (megalómanas, na verdade...) para trabalhar à vontade, com papel suficientemente bom para trabalhar algumas aguarelas, e uma capa dura em marmoreado verde.
Acabei por perceber que aquele não era o suporte ideal para o ritmo daquela expedição. Chegávamos a fazer 4 passeios de canoa por dia, com pouco tempo de paragem. Sendo assim as oportunidades de desenhar exigiam uma abordagem muito rápida. E a extração de um caderno de cerca de 27x26 cm de dentro da mochila e de um saco impermeável (protecção contra os aguaceiros tropicais), revelou-se pouco prática.

Foi então que mudei de estratégia. Peguei num caderninho pequeno e portátil com folhas ridiculamente finas, que eu levara apenas para anotações escritas e apontamentos não-amazónicos, e enfiei-o no bolso da perna das calças, pronto a sair a alta velocidade sempre que eu visse um passaroco ou uma árvore simpática. No mesmo bolso meti o water brush carregado com tinta-da-china e uma lapiseira com uma grafite 6B.
E eis que inaugurei o meu "caderno de combate nº1". A maior parte é só rabiscada rápida e pouco digna de nota. Mas ainda que não tenha os melhores trabalhos de "encher o olho", revelou-se bastante bom para registar informação e cimentar memórias sobre o que eu ia vendo.

Fui alternado de caderno consoante a situação:
- o "caderno sério", para os desenhos mais trabalhados e feitos com mais cautela, à mesa, na sala-de-jantar ou no deck do barco Dorinha;
- e o "caderno de combate", para os passeios de canoa e caminhadas na floresta, esborrachado no bolso, humedicido da chuva, mas sempre pronto para qualquer esboço.

Ao fim de alguns dias o "caderno de combate nº1" chegou ao fim e, à falta de substituto equivalente, acabei por improvisar o "caderno de combate nº2" com o material disponível:
- um molho de folhas de papel acetinado, dobradas ao meio, fizeram o miolo;
- duas folhas de papel cinzento (para trabalhos de lápis de cor), unidas com fita-cola, fizeram a capa;
- e fio-dental a atar tudo aquilo, serviu como encadernação. :)

Este ainda teve lugar para alguns rabiscos urbanos no regresso via Brasília.


Moral da história: por muito que se pense no material ideal antecipadamente (e eu pensei q.b.) há sempre necessidade de adaptar qualquer coisa às condições do local.

Neste post mostro duas aguarelas feitas no "caderno sério".

Bromélias
Estas plantas epífitas (ou seja, que crescem sobre as árvores)
foram levadas para o barco para as podermos desenhar tranquilamente.
Prescidi de um dos passeios exploratórios para conseguir ter tempo para ilustrá-las.
E por isso acabei por perder uma encontro uma família de lontras...
É este o resultado de gostar de plantinhas...

Desenho de modelo #44

Museu da música


Apontamentos sobre alguns instrumentos que estão expostos no Museu da Música (na estação de metro do Alto dos Moínhos).
Fiquei especialmente curiosa pelos instrumentos chineses... Mas é pena só se poder olhar; gostava de saber a que é que soam.

sexta-feira, março 05, 2010

V Encontro Urban Sketchers


No sábado passado participei pela primeira vez num encontro de diários gráficos dos Urbansketchers.
O tema do dia era o Elevador de Santa Justa, mas a chuva e a constipação obrigaram-me a refugiar-me debaixo do telheiro da estação de comboios do Rossio, onde há uma bonita vista do castelo e da Baixa.

domingo, fevereiro 07, 2010

Amazónia #01

As minhas desculpas aos curiosos impacientes que sabem que passei duas semaninhas em aventura Amazónica... , que já regressei há quase um mês... e que ainda não viram desenhinhos por aqui!

A verdade é que tenho bastante para contar e não sei muito bem por onde começar. Foi uma viagem muito rica na diversidade de coisas que vimos e experienciámos.
Por isso começo por deixar aqui apenas um cheirinho, com a promessa de o completar posteriormente com mais algum sumo do desta viagem.

A viagem partiu da vontade do professor e ilustrador científico Pedro Salgado regressar à Amazónia, onde ele já esteve há quase 10 anos a desenhar no seu caderninho de campo, principalmente peixes. Depois eu e mais outros 23 fomos contagiados pela vontade de ir até à bacia do Amazonas. Fomos no total 25 pessoas: principalmente ilustradores, mas também fotógrafos, um historiador, uma jornalista e dois médicos para tratarem da saúde a esta gente toda.

O site da nossa associação - Grupo do Risco - tem mais informações sobre o projecto.

Três dos participantes na Expedição Amazónia 2010:
Filipe Martinho, veterinário e professor;
Fernando Vilhena de Mendonça, médico e ilustrador científico;
Dilar Pereira, artista plástica e professora.

Recomendo vivamente uma espreitadela ao filme do Luís Quinta - fotógrafo e jornalista que também fez parte da equipa.


À semelhança do que se passou com as expedições das Berlengas e Douro Internacional vamos expôr o trabalho realizado. Assim que tiver notícias mais concretas publico-as aqui!

Desenho de modelo #42



Retrato #21

Retrato #20


quinta-feira, janeiro 21, 2010

Rua do Vale de Santo António


A arquitectura e os ambientes urbanos não me entusiasmam muito enquanto temas para desenhar... Mas numa passagem entre a Graça e Santa Apolónia, entre os preparativos para ir à Amazónia e as últimas compras de Natal, houve espaço para pôr um bocadinho da cidade dentro do Moleskine.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Retrato #19 - Regresso ao curso

Gostei muito das aulas de retrato que fiz com o professor Artur Ramos na FBAUL no ano passado, por isso este ano estou de volta. Ainda destreinada, mas em breve espero recuperar.

sábado, janeiro 16, 2010

O jacinto no novo ano #1


O ano passado comprei um bolbo de jacinto que floresceu debaixo do meu olhar atento e que deu origem a uma colecção de desenhos das várias fases do seu desenvolvimento.

É uma planta anual e por isso, depois de florescer, secou e ficou muito sossegadinha até regressar o inverno. Agora está voltar a crescer rapidamente e desta vez está com ainda mais pressa de abrir as flores.

Hoje esteve mais um dia chocho em que não tive vontade de sair, por isso foi bom ficar a praticar as minhas aguarelas com este modelo bonito e cheiroso.

sexta-feira, janeiro 15, 2010

3ª edição de Uma mão cheia de amoras e Blog da Colecção Massa Folhada







O meu livrinho caseiro Uma mão cheia de amoras já chegou à terceira edição!



Todas as informações sobre a aquisição deste recheio estão no novo blog da ilustradora Marina Palácio, criadora deste projecto de edições artesanais.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

“Diários Gráficos. Desenho em cadernos” em Torres Vedras



Três dos meus cadernos voltam a ser mostrados numa exposição de diários gráficos co-organizada por Eduardo Salavisa, desta vez em Torres Vedras. A exposição está aberta até 27 de Fevereiro e o catálogo pode ser visto aqui.

Desenho de modelo #40


Um bocadinho de anatomia


Nunca estudei anatomia mas a observação dos relevos do corpo humano nas sessões de desenho tem-me deixado cada vez mais curiosa sobre o que se passa debaixo da pele. Esta foi uma das minhas primeiras tentativas para compreender um pouco dos ossos e dos músculos.

Obrigado ao António e à Catarina por me fornecerem referências para me iniciar neste estudo!

segunda-feira, novembro 30, 2009

Desenho de modelo #38

Há algum tempo que não trabalhava a aguarela, por isso dediquei a última sessão a praticar um bocadinho. Como de costume as poses são de 20 minutos e um óptimo estímulo para ganhar desenvoltura.
Usei 3 aguadas, cada uma com uma cor: primeiro Naples Yellow Red, depois Burnt Sienne e finalmente Van Dyck Brown.

segunda-feira, novembro 23, 2009

António - aguarela de grafite sobre papel de bambu


Este retrato foi feito com grafite 2B aguarelável da Derwent e aguarela de grafite ArtGraf da Viarco sobre papel Hahnemüle Bamboo (90% fibra de bambu, 10% algodão).
É um papel muito bom para aguarela e não só, e tem boa resistência à ensopadela. O que significa que é muito estável e que permite muitas pinceladas em sobreposição sem esfarelar.
(À venda em Lisboa no El Corte Inglês e Varela da Av. de Madrid).

Obrigado ao meu paciente modelo por posar para mim sempre com boa disposição. E obrigado à Marisa por ter patrocinado os materiais. ;)

domingo, novembro 15, 2009

Guia de campo dos briófitos e líquenes das florestas portuguesas


Já passaram três anos desde que me interessei pelos musgos como tema para o meu primeiro projecto de ilustração científica. Nessa altura enchi um tupperware com pequeninos tapetes verdes que recolhi em Sintra e andei a espreitá-los com um conta-fios.

O professor Pedro Salgado encaminhou-me para o laboratório do Jardim Botânico (MNHN), onde pude falar com especialistas em briófitos e ver os meus musgos à lupa binocular e ao microscópio. Foi com a doutora Cecília Sérgio que fiquei a saber que plantinhas levava no tupperware e foi então que elegi a Timmiella barbuloides para ilustrar.

Entretanto, no Jardim Botânico preparava-se um guia de campo sobre líquenes e briófitos dos carvalhais e foi então que a doutora Cecília me convidou para realizar as ilustrações para a introdução do livro.

Em Abril de 2006 dei este trabalho por concluído mas por questões de financiamento, apenas recentemento o livro foi publicado. Finalmente, na semana passada, deu-se o seu lançamento no âmbito das comemorações do 131º aniversário do Jardim.

Estou muito contente com a novidade. Agora que estou munida com o guia fiquei cheia de vontade de voltar a sair para identificar que plantinhas crescem pelos muros e troncos. E de trazê-las para casa para as desenhar, é claro!





sexta-feira, novembro 13, 2009

Desenho de modelo #37



Esta semana os desenhos foram feitos a pincel, com aguarela de grafite Viarco ArtGraf sobre papel de arroz.