terça-feira, setembro 02, 2008

Encontro de Ilustração em S. João da Madeira

Relativamente ao Encontro de Ilustração em que vou participar e de que tenho vindo a falar em posts anteriores, aqui fica a transcrição do texto de apresentação que está a ser divulgado pela organização.


(...) a Junta de Freguesia de S. João da Madeira irá promover nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2008 nesta mesma cidade, (...) I.º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino.
Trata-se de um acontecimento pioneiro no seu género, que reúne 33 ilustradoras de várias gerações. A cada uma destas artistas foi pedido ilustrar em três pranchas um conto tradicional russo "A minha mãe é a mulher mais bela do mundo". Assim, obtivemos uma centena de obras de grande beleza e originalidade, ilustrando 33 prismas de um mesmo texto, 33 interpretações artísticas e visões originais de uma grande qualidade.
Estas obras constituem uma exposição que circulará pelo país nas BM e nas instituições culturais que a pretenderão acolher.
Uma agenda-catálogo pensada ao longo de 15 meses, isto é, de Outubro 2008 a fim de Dezembro 2009 será publicada.
Paralelamente, as ilustradoras que o pretenderem terão a oportunidade de apresentar ao público obras pessoais patentes numa exposição paralela ao evento.
Como o encontro está previsto para os fins de tarde de 5.ª e 6.ª-feira e todo o dia de sábado de modo a facilitar a presença do maior número de participantes – docentes e outros, algumas ilustradoras predispuseram-se a animar oficinas de ilustração nas escolas de todos os graus de ensino da cidade.
O público em geral terá igualmente a possibilidade de participar em visitas culturais de interesse.
Como facilmente se poderá constatar pela leitura do programa, para além de conferências – todas elas ilustradas em power point – haverá ainda diversos lançamentos de obras e venda de livros escolhidos, representando o que de melhor se faz nesta área a nível nacional e não só.

2 comentários:

ÚNICO disse...

olá Sara
tenho programado para o proximo ano uma iniciativa na papelia para divulgar ilustradores e as técnicas que eles utilizam.
será possivel enviares-me alguns nomes ou entao lhes dizeres para me enviarem os endereços dos blogues para o meu email?
Vão ser seleccionados 12 ilustradores de várias areas- cientifica, ilustração infantil, de moda, etc.
podemos conversar sobre o projecto se estiveres interessada.
obrigada
reginapin@gmail.com

velhadaldeia disse...

Olá, Regina!
Fico contente pelo teu interesse.