segunda-feira, abril 26, 2010

Retrato #29

Os retratos que aqui publico são desenhados em sessões de duas horas, com dois intervalos para os modelos descansarem. Sendo assim, temos 3 períodos de trabalho de cerca de meia hora cada.
Neste retrato, usei o primeiro destes períodos para observar/desenhar a postura e as formas. Os dois períodos seguintes foram dedicados à cor e à modelação com a aguarela.

Neste desenho tenho um erro no desenho dos olhos - estão demasiado pequenos e afastados - porque na primeira fase de observação não deixei o rosto perfeitamente definido e avancei logo para a pintura e a modelação. É um erro que serve para aprender a fasear melhor o trabalho na próxima vez.

Apesar desta falha, estou contente por estar a aplicar a aguarela ao retrato. Tendo um bom trabalho de desenho de base, é uma técnica bastante expedita que ajuda a "encher" rapidamente a folha e a deixar o trabalho mais acabado do que quando uso só lápis.

Uma boa ajuda para esta abordagem correr bem é ter a paleta preparada antecipadamente com as cores da pele e uma mistura azulada para as sombras. Ter todo o material necessário facilmente acessível é fundamental para não perder tempo.

E claro que toda a experiência anterior com a aguarela (tanto os trabalhos bem sucedidos como os disparates...) é crucial para se conseguir dominar o material num espaço de tempo limitado.

2 comentários:

Erica disse...

Tens toda a razão. E os erros são tão ou mais importantes para a evolução no desenho seja qual for a técnica ou os materiais.

hfm disse...

Gosto do retrato e gosto muito do texto com ele vou aprendendo.