domingo, novembro 15, 2009

Guia de campo dos briófitos e líquenes das florestas portuguesas


Já passaram três anos desde que me interessei pelos musgos como tema para o meu primeiro projecto de ilustração científica. Nessa altura enchi um tupperware com pequeninos tapetes verdes que recolhi em Sintra e andei a espreitá-los com um conta-fios.

O professor Pedro Salgado encaminhou-me para o laboratório do Jardim Botânico (MNHN), onde pude falar com especialistas em briófitos e ver os meus musgos à lupa binocular e ao microscópio. Foi com a doutora Cecília Sérgio que fiquei a saber que plantinhas levava no tupperware e foi então que elegi a Timmiella barbuloides para ilustrar.

Entretanto, no Jardim Botânico preparava-se um guia de campo sobre líquenes e briófitos dos carvalhais e foi então que a doutora Cecília me convidou para realizar as ilustrações para a introdução do livro.

Em Abril de 2006 dei este trabalho por concluído mas por questões de financiamento, apenas recentemento o livro foi publicado. Finalmente, na semana passada, deu-se o seu lançamento no âmbito das comemorações do 131º aniversário do Jardim.

Estou muito contente com a novidade. Agora que estou munida com o guia fiquei cheia de vontade de voltar a sair para identificar que plantinhas crescem pelos muros e troncos. E de trazê-las para casa para as desenhar, é claro!





7 comentários:

Fuzhong! disse...

Boa, Sara! Parabéns pela publicação!

Ana Oliveira disse...

Genial Sara! Parabéns!! E onde é que se pode comprar o excelente manualzinho? :)

Beijos

. disse...

Que bom Sara! Muitos parabén e beijinhos de Barcelona.
Joana Sarmento.

Erica disse...

Boas noticias, fico contente!
Parabéns!

Sara Simões disse...

Obrigado, obrigado! :)
Ana, suponho que o Jardim Botânico vende, mas vou indagar.

Beijinhos!

Cecília disse...

Primita, que bonito que está! Estou tão orgulhosa! :)
Viva os musgos do presépio! :D
Muitos beijinhos!

Sara Simões disse...

O Guia de Campo está à venda na bilheteira do Jardim Botânico da politécnica, nas livrarias Escolar Editora e na Loja de História Natural.