sexta-feira, outubro 13, 2006

Antirrhinum majus

Esta é uma plantinha pela qual tenho uma simpatia especial. Quando eu era pequena a minha mãe mostrou-me que agarrando a flor de uma certa maneira se fazia com que ela abrisse e fechasse a "boca" repetidamente. Como não sabiamos o nome das flores, sempre as designámos por "coelhinhos".


Agora que estou imersa na ilustração científica e fascinada pela botânica, fui reencontrar esta plantinha para a desenhar e para perceber a sua interessante geometria. Pareceu-me um aliciante desafio modelar a flor em 3D.



Até à data, a minha experiência em Ilustração Científica não vai muito para além das técnicas tradicionais: grafite, tinta da china e aguarela. A minha ideia é ver agora de que forma posso tirar partido do que sei sobre 3d para fazer um bom trabalho de ilustração botânica.




A título de curiosidade fica aqui o apontamento de que o trabalho de modelação que aqui mostro já levou 10h30. Comecei a apontar o tempo que levo a fazer cada tarefa para me organizar de futuro.




Estou a sonhar fazer algumas animações da planta mas não será para breve... É que a simpática plantinha (que consigo encontrar nalguns locais de Sintra) tem um ciclo anual e agora está prestes a morrer com a chegada do frio, para depois reaparecer na primavera. Isto quer dizer que farei mais alguns estudos e avançarei um pouco mais com a modelação, mas terei de farei uma pausa neste projecto, e daqui a alguns meses espero ter a disponibilidade para continuar o que comecei. Nessa altura espero trabalhar as cores e texturas, a iluminação e o render, o que em 3d tem muito que se lhe diga... e está na altura de eu aprender sobre o assunto.


Sem comentários: